
Posso garantir que quem conhece Bariloche não se arrepende. É um lugar totalmente apaixonante e tem um espaço garantido no meu coração. Lá em Bariloche, você pode aproveitar muito o que a cidade, apesar de pequena, tem pra te oferecer. Com aproximadamente 130 mil habitantes, San Carlos de Bariloche é considerada a capital brasileira do inverno. Isso porquê os brasileiros dominam as estações de esqui durante o meio do ano é a alta do inverno. Mas se por acaso você for durante o verão, Bariloche continua linda e com muito a oferecer. Eu passei uma parte da minha lua de mel lá em Bariloche, no final do ano passado.
A cidade é focada basicamente no turismo e na gastronomia, quem é chocólatra como eu, vai pirar nas lojas de chocolate de lá. Sério, foi o melhor chocolate da minha vida. Não preciso nem dizer que eu trouxe um estoque pra mim né? hahaha O clima em Bariloche é muito agradável, mas mesmo no verão esteja preparado para um frio abaixo dos 10 graus. A cidade foi construída em torno do lago Nahuel Huapi, que se destaca por sua profundidade média que chega aproximadamente a 450 metros. O lago de origem glacial é simplesmente maravilhoso e rendes lindas fotos pra quem passa por lá. Segundo os próprios guias turísticos do lugar, infelizmente dar um mergulho por lá, é praticamente impossível, visto a temperatura baixíssima da água.O Nahuel huapi fica próximo da fronteira da Argentina com o Chile, e por meio dele você pode encontrar lugares paradisíacos e fazer passeios sensacionais. A começar pelos alpes cobertos de neve, que é possível avistar logo após o lago, em qualquer parte da cidade. Realmente é incrível!
Hospedagem
Nos hospedamos no hotel Design Suites. Lá em Bariloche você tem duas opções de hospedagem: ou no centro da cidade ou na região dos lagos, que é mais afastado. Optamos pela região dos lagos, e não nos arrependemos. Eu super indico esse hotel para todo mundo, além da excelente infraestrutura e atendimento sensacional, o hotel fica de frente para o lago, então imagina só a vista maravilhosa que a gente tinha no quarto e no restaurante do hotel. Aliás, uma pausa para falar do café da manhã deles, foi um dos melhores que eu já provei, muito bem servido e variado. Além de tudo isso, diariamente o hotel disponibilizava um transfer, sem custo adicional, que levava os hospedes ao centro da cidade duas vezes por dia: as 12h e as 18h. E a viagem era bem rápida, coisa de menos de 10 min. Mais uma vez, se você tá em dúvida de qual hotel se hospedar em Bariloche, o Design Suites é uma boa opção. Me hospedaria lá mais mil vezes, e olha que eu já estou pensando em voltar!
Gastronomia
Apesar de anoitecer mais tarde por lá (por volta das 21h), a cidade não tem uma vida noturna agitada. A maioria das coisas fecha cedo. Apesar disso, os restaurantes estão sempre lotados, principalmente pelos turistas, que querem aproveitar cada segundo da cidade. O clima frio é perfeito para provar o fondue da cidade. Fomos em alguns restaurantes por lá e adoramos todos! O preço na maioria dos lugares não é caro, muitas vezes ir em um bom restaurante por lá é mais econômico que um restaurante rotineiro daqui do Brasil
Onde comer em Bariloche
– El Boliche de Alberto – Carnes ( as famosas parrilhas) e massas maravilhosas, com um preço super acessível. A comida vem muito bem servida, muitas vezes, apenas um prato já é suficiente para o casal. O atendimento é excelente.
– La marmite – Na Calle Mitre, uma das ruas principais do centro, você encontra também uma ótima opção de restaurantes de carnes, fondue e trutas ( muito típico de Bariloche)
– La Alpina – Quer uma opção para uma noite de fondue? Você encontra isso no La Alpina, em um ambiente super romântico, perfeito para lua de mel
Endereço: Parque Nacional Nahuel Huapi, F. P. Moreno 98, 8400 San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
– Naan cocina sin fronteras – Com uma bela vista, o restaurante apresenta culinária de diferentes países: China, Mexico, Tailândia… Vale a pena conferir.
Endereço: Campichuelo 568, San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
– Buterfly – Com vista para o Lago Nahuel Huapi, esse restaurante ofere uma cozinha com estilo internacional.
Chocolates
Esse assunto merece um tópico específico e você vai entender o porquê. Bariloche é considerada a terra do chocolate. No centro da cidade, você encontra inúmeras lojas de chocolate assim, uma do lado da outra e tem espaço pra todo mundo rs. Os turistas saem de uma loja cheios de sacolas e já correm pra outra. Sério, para quem é apaixonado por chocolate como eu, o centro de Bariloche é um paraíso. Qualquer uma das lojas que você visitar não vai se arrepender. As duas principais são Mamuschka e Del Turista, nesta última tem a fabrica de chocolate, um espaço onde os confeiteiros preparam os chocolates vendidos na loja, e você pode acompanhar todo o processo. Além do chocolate, outra delícia que precisa ser provada é o sorvete!
Mamuschka
Ao longo da famosa Calle Mitre, você vai encontrar uma das lojas mais lindas: Mamuschka. Com uma decoração fofa, embalagens bonitas e uma infinidade de chocolate, a mamuschka é uma das favoritas dos brasileiros que vistam Bariloche. Vale a pena provar o sorvete deles, que além de delicioso, é lindo e gigante! Ah.. e são vários sabores. E faça uma parada obrigatória para um chocolate quente cremoso. É sensacional!
Del turista
É um verdadeiro mundo lá dentro. A loja é muito grande, com uma infinidade de coisas, chocolates de todos os tipos e para todas as ocasiões. Eu trouxe muitos chocolates de lá para dar de lembrança e todo mundo amou. Fora o estoque que eu trouxe pra mim também rsrsrs. Uma coisa legal da Del Turista é que eles tem um espaço onde os confeiteiros preparam os chocolates vendidos na loja e você pode acompanhar tudo, e ainda provar. Uma delícia!
Havana/ Museu do chocolate

Passeios
Tem lugares que você não pode deixar de conhecer em uma viagem a Bariloche. Mesmo que sua passagem por lá seja seja de um fim de semana ou 4, 5 dias. Existem lugares de simplesmente tirar o fôlego e rendem fotos lindas!
Cerro campanário – Com certeza um dos lugares mais lindos que eu já vi na minha vida! Lá do alto, é possível ver a cidade toda, os cerros cobertos de neve ao fundo e o Lago Nahuel Huapi. Para curtir essa vista, a gente pega um teleférico e sobe nada mais, nada menos que 1.050! Mas ao chegar lá em cima, vale muito a pena! Outra coisa muito legal, é que lá no alto do cerro (morro) , um fotógrafo fica a nossa espera, e chegando perto da estação, a gente levanta a grade de proteção do teleférico e faz uma pose para uma foto simplesmente sensacional! Imagina só a cena!
Circuito Chico – é importantíssimo para quem quer conhecer a cidade. Um city tour das paisagens da cidade. Numa duração aproximada de 4h, o passeio que percorre as margens do lago Nahuel Huapi, faz a sua primeira parada no Cerro Campanário, para aqueles que desejam subir o teleférico e avistar a cidade lá do alto. Depois disso, faz uma breve parada em uma loja que vende produtos e cosméticos a base de rosa mosqueta. Logo em seguida, o trajeto percorre os arredores do famosíssimo hotel Llao Llao e por fim, passa por outros percursos em torno do lago, onde podemos tirar fotos da cidade por outros ângulos
Cerro Oto – É também um dos passeios básicos de Bariloche. Lá no alto, tem algumas pistas de esquibunda para todas as idades e lá você pode curtir também um pouco da paisagem da cidade. Outra coisa muito legal no Cerro Otto é a confeitaria giratória. A cada vinte minutos a confeitaria dá uma volta completa, e você pode curtir uma linda paisagem do lago Nahuel Huapi. Verifique antes, se o passeio ao Cerro Otto está disponível, muitas vezes por questão de segurança, quando o vento é muito forte, o passeio é cancelado. Você pode comprar o passeio nos postos disponíveis no centro da cidade
Cerro catedral – A estação com pouco mais de 50 pistas, é o destino certo dos brasileiros na alta temporada. Dá pra curtir e passar o dia todo na estação de eski. Além de toda a estrutura, você encontra diversas lojas e restaurantes, você pode alugar as roupas por lá também. Mesmo que você não vá esquiar, é fundamental que você use uma roupa apropriada para o frio do local. E pra quem vai para Bariloche, com a exclusiva finalidade de esquiar, vários hotéis são estruturados ao lado da estação. Se você for a Bariloche fora da temporada de inverno, como eu, não se preocupe, mesmo assim você pode fazer um passeio super legal, andar de teleférico e subir até o topo do cerro (2.180m) e curtir a neve. O lugar é incrível!
Pretendo voltar a Bariloche muito em breve, e com isso, conhecer mais ainda essa cidade incrível, com todas as paisagens que ela tem a oferecer.
Dicas
Bariloche tem aeroporto próprio, porém os voos aqui do Brasil fazem escala em Buenos Aires. Da capital argentina até a região da patagônia, o voo é de 2h e meia a 3h.
O aeroporto de Bariloche fica afastado da cidade, por isso é valido contratar um serviço de transfer que faça o percurso aeroporto/cidade e vice-versa.
Contrate um guia turístico. Mesmo que seja pra fechar somente um passeio. Nós fechamos com um guia, que além de fazer o trajeto do transfer, nos ofereceu dois pacotes de passeio. Fora isso, ele deu uma verdadeira aula sobre a cidade durante o caminho até o hotel, e isso ajudou muito!
A moeda é o peso argentino. Você pode levar cartão de crédito, mas não são todos os lugares que aceitam, por isso leve dinheiro também.Caso precise sacar dinheiro por la, os caixas eletrônicos com o símbolo e aceitam saques de cartão de débito brasileiro, Negociar com os comerciantes em qual moeda você pode pagar é uma boa opção também, em muitos lugares eles não só aceitam o peso argentino, como também o dolar e o real.
Bom, é isso! Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco sobre esse lugar magnifíco. Só de falar de Bariloche, já fiquei morrendo de vontade de voltar pra lá! E você, já foi para Bariloche? Se foi, me conta o que você mais gostou na cidade. Se ainda não foi, aproveite as dicas para se planejar e depois conta pra gente sobre a viagem.
Um super beijo e até a próxima!