Acho que ainda estou sob o efeito reflexivo que acontece sempre próximo ao nosso aniversário hahaha mas sabe que eu acho isso ótimo? Afinal, mostra amadurecimento e é bom para a gente refletir sobre algumas coisas.
Esses dias encontrei uma TAG sobre o que você diria ao seu “eu” de 10 anos atrás. Interessante, não? Eu teria muuuita coisa para dizer, não que eu saiba de muita coisa agora , mas a Juliana de dez anos atrás, com 16, com certeza era bem diferente da Juliana que eu sou hoje.
E foi daí que surgiu esse texto! Da minha curiosidade a respeito do desafio dessa tag. Sou curiosa, confesso! rsrsSe eu encontrasse a Juliana de dez anos atrás, se eu tivesse a chance de falar com ela, a primeira coisa que eu diria é:
- Jamais sofra por amizades, JAMAIS! Sim, até porque qualquer relacionamento que gere algum tipo de sofrimento não merece ser vivido, e isso inclui as amizades. Não desista das verdadeiras, mas entenda que nem toda amizade vai dar certo, afinal isso não depende só de você! Você vai perceber que amizades verdadeiras permanecem independente da distância, do tempo e de todo o resto.
- Outra coisa, não desista dos seus sonhos, mas saiba que a vida pode ser um pouco dura com você! Não desista de nenhum sonho que realmente valha a pena, temos que trabalhar duro para conquistarmos, mas vale a pena!
- Queira ter um grande amor na vida, mas não dependa disso para ser feliz: encontrar um super parceiro pra vida é algo incrível! (eu encontrei!) mas nunca dependa disso para buscar a sua real felicidade. Na hora certa, o verdadeiro amor surge e tudo flui! • Ser mulher na nossa sociedade é muito difícil e cada dia fica pior, não permita nunca que alguém diga o que você pode ou não pode fazer, o que você é ou não é capaz de fazer, não desista de um grande sonho por ser mulher, NUNCA! Aliás, comece a ler mais sobre feminismo e empoderamento! Lá na frente você vai entender.
- Sabe aquele blog que você tanto quer fazer? Pois então, faça! Escreva, afinal isso é algo que você adora! Não espere quase dez anos para criar coragem de realizar esse sonho!
- Entenda que algumas vezes, as coisas não vão acontecer do jeito que a gente planeja ou sonha e tá tudo bem, a gente não tem controle de tudo, por mais empenho que deposite em algo, nem tudo dá certo, e tem um motivo. Por isso controle sua ansiedade!
- Faça jornalismo! Independente do que as pessoas vão te dizer ou questionar (porque vão) esse é o nosso sonho da vida inteira! Vai valer muito a pena, e não vai ter um dia que você entre naquela faculdade, que vá te fazer pensar o contrário!
- Quando o Vô morrer, você vai sofrer muito! Vai se sentir totalmente sem rumo e sem proteção. Tente manter a calma, vai ser um amadurecimento diário, e vai chegar uma hora que você vai se sentir mais forte e mais independente. Mas até lá, chore tudo o que você tem pra chorar, não guarde isso pra você, porque vai acabar contigo, com a gente, tá?
- Aproveite a época da escola, essa fase da adolescência! Pode até parecer que a maioridade é incrível, e é. Mas a sua vida muda completamente depois dos 18 rs acredite em mim!
- Cuide da sua família com o maior zelo do mundo, ela é o que você vai ter de mais precioso, sempre!
- Seja consumista mas nem tanto, compre aquilo que você quer (se puder, é claro), mas saiba que as coisas materiais são insiginificantes. Sabe aquela frase “As coisas mais importantes da vida não são coisas” … pois é… é isso!
- Viva intensamente! os dias passam rápido e a vida corre. Daqui dez anos você vai perceber isso ainda mais.
- Viaje e estude! São os melhores investimentos que pode fazer por você! Você vai conhecer lugares incríveis ainda, e vai realizar grandes sonhos!
E saiba que, me orgulho demais do trabalho que você fez! Tenho continuado por aqui, apesar dos nossos erros e acertos, talvez eu não chegaria onde estou, não seria quem eu sou, se você tivesse decidido coisas diferentes! A gente vaiaprendendo sempre! Mesmo com os erros… não mudaria em nada nossas decisões, talvez seria apenas mais decidida, menos destemida. Se soubesse o que eu sei hoje sobre empoderamento então rsrs seria mais corajosa, e jamais me limitaria. Mas veja só, de uma forma ou de outra, isso me alcançou, minha mente mudou. Afinal, tudo é mudança, tudo é aprendizado… Seja você, lute por você e o principal, acredite em você, independente de qualquer coisa! Sempre!
Com amor, A Juliana de dez anos à frente, 26.