dermatite-atopica-conceito-it

23 de setembro: dia da Conscientização da Dermatite Atópica

No ano passado, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e a Sanofi se uniram para instituir o dia da dermatite atópica. E neste ano, em abril, essa conscientização se tornou lei, pelo menos aqui em SP. A lei 16.709/2018, tem por objetivo abrir espaço para falar mais sobre a doença, suas causas e também falar sobre os possíveis tratamentos.

Apesar de ser uma doença relativamente comum a nível mundial, pouco se discute sobre a dermatite atópica. A desinformação e o preconceito ainda são muito altos, e interferem diretamente no tratamento do paciente. Como já mencionei em outros posts aqui no blog, tenho D.A desde bebê e nossa saúde, e consequentemente nossa vida, são cheias de altos e baixos por conta da doença. Acredito que o desgate emocional e físico que a doença ocasiona, sejam algumas das piores consequências na vida de quem é alérgico.

Mas afinal, o que é dermatite atópica?

Dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele, crônica, de gravidade variável, sem cura, NÃO contagiosa, e que atinge pelo menos 2-5% dos adultos e 10-20% das crianças a nível mundial. Mesmo assim, pouca informação é transmitida sobre ela. A D.A (como é conhecida), é uma doença muito severa, que apresenta uma evolução cíclica de melhora e piora, ou seja, períodos de crise aguda e remissão, sempre.

Os sintomas são: pele extremamente seca, coceira intensa – quem tem D.A pode sentir uma coceira constante na pele por até 12 horas ou mais por dia – inchaço, prurido, sensibilidade, vermelhidão e muitas lesões em diversas partes do corpo.

A doença é detectada geralmente durante os primeiros meses de vida. Estima-se que 60% dos casos de D.A tenham uma melhora significativa ou até mesmo o desaparecimento total da doença antes da adolescência. Os outros 40% convivem com ela durante toda a vida, enfrentando os períodos cíclicos da D.A, e convivendo até mesmo com uma piora da doença e elevação dos sintomas.

 

Fonte: Eucerin

Quais são as causas da D.A?

A real causa da Dermatite atópica ainda é desconhecida. Porém, acredita-se que ela tenha relação com a nossa genética, ou seja, de origem hereditária. Ela faz parte da tríade atópica, composta por D.A, Rinite e Asma. Isso significa que  se um dos pais tiver uma dessas doenças, a criança tem 25% de chance de apresentar os sintomas da D.A em alguma fase da vida. Se os dois pais tem uma delas, o número sobe para mais de 50%. E geralmente, quem tem D.A, também apresenta as outras doenças da tríade.

Fatores desencadeantes para a Dermatite Atópica

  • Pele seca
  • Poeira
  • Detergentes e Produtos de Limpeza
  • Roupas de lã e tecidos sintéticos
  • Alguns tipos de alimentos
  • Frio Intenso
  • Calor Intenso
  • Infecções
  • Estresse Emocional

Como tratar a dermatite atópica?

A dermatite atópica não tem cura. O que temos até o momento são tratamentos que visam proporcionar um alívio dos sintomas. Quem convive com D.A já sabe os anti-histaminicos que deve tomar, as pomadas e hidratantes que precisa usar diariamente, os alimentos que precisa evitar e os produtos que não pode sequer chegar perto.

Algumas vezes é necessário até mesmo o uso de corticoides na tentativa de controlar os sintomas, quando se está nas piores crises ou o uso de antibióticos quando a pele apresenta infecções por conta das lesões. O atópico precisa fazer um acompanhamento com um especialista, que vai fazer todo um trabalho direcionado para a gravidade da doença e tratamento dos sintomas.

Hidratante é um aliado no tratamento da D.A

Medidas para aliviar os sintomas

  • Manter a pele hidratada , com cremes ou loções, aplicando várias vezes ao dia. A pele do atópico é extremamente ressecada, portanto, o efeito do hidratante, por mais potente que seja, as vezes não dura nem meia hora, sendo necessária essa reaplicação constante. Hidratantes simples, sem álcool, perfumes, fragrâncias, corantes ou outras substâncias químicas que possam intensificar os sintomas
  • Evite banhos muito quentes e demorados, não use sabonetes direto na pele lesionada, prefira loções de limpeza. O banho deve ser de morno para frio e não deve ultrapassar os 5 minutos. O hidratante deve ser passado ainda com a pele úmida, para evitar o ressecamento imediato que a água causa.
  • Alivie a coceira usando compressas frias e fazendo uso de medicamentos anti-histamínicos para reduzir a coceira grave. Água termal gelada também pode ser um grande alívio durante os momentos de crise
  • Mantenha as unhas das crianças curtas. Pense na possibilidade de usar luvas leves se a coceira durante a noite for um problema.

A D.A vai muito além…

A dermatite atópica ainda é cercada de preconceito e desinformação. As crianças podem ser muito afetadas, principalmente durante o período escolar, onde podem passar por situações diversas situações de exposição, que se não forem administradas, consequentemente, podem gerar traumas que levam uma vida inteira para serem tratados.

A dermatite interfere diretamente na vida emocional e social dos pacientes. Estima-se que 55% das pessoas que tem D.A sofrem de insônia, tendo dificuldade para dormir durante cinco ou mais noite durante a semana.

O convívio social é abalado por conta dos sintomas causados pela dermatite – pele seca, inchaço, coceira e também lesões, muitas vezes, aparentes –  Consequentemente,  o próprio atópico  se retrai, e se fecha seja por vergonha ou por medo do preconceito descabido, como já mencionado.

Estima-se também que 51% dos pacientes apresentam sinais de depressão ou ansiedade. 77% relatam queda na produtividade no trabalho ou nos estudos, e 57% se queixam sobre o impacto nas relações afetivas. O apoio das pessoas que cercam os atópicos é fundamental. O desgate emocional e físico que a dermatite causa, pode chegar a um nível desesperador dentro do convívio familiar. Deste modo, sendo necessário, o apoio psicológico, deve sim ser considerado.

A falta de informação faz com que as pessoas que não convivem com a doença, acreditem se tratar de descuido, falta de higiene ou doença contagiosa. Vale repetir quantas vezes forem necessárias, a Dermatite Atópica NÃO é contagiosa! Além da desinformação, convivemos diariamente com “palpiteiros de plantão” que acreditam ter a solução para a cura da D.A. Acredite, você nunca vai saber mais sobre a doença, do que quem convive com ela na pele, literalmente.

Precisamos falar sobre…

A Dermatite atópica. E sobre seus sintomas, suas causas. Precisamos falar pra pessoas que elas não estão sozinhas e que existem milhares de outros passando pela mesma situação. Te convido a pesquisar sobre esse assunto, afim de te mostrar quão escassa é a informação que encontramos na internet. O assunto “dermatite atópica” ainda é nebuloso e muito distante. O atópico precisa se enxergar nas notícias, nos relatos, nos depoimentos. É um assunto urgente, precisamos conscientizar as pessoas, e falar sobre a D.A.

Precisamos acreditar que  estamos caminhando para a cura: a cura da desinformação, do preconceito, da alma, a cura da pele.

Comentários

2 Comentários

  • Julia
    15/11/2018

    Oi Ju!
    Por acaso cai aqui no seu blog e gostaria muito de agradecer por ter escrito esse post sobre dermatite atópica. Eu tenho e sofro bastante! E sei da importância de passar informações para outras pessoas sobre essa doença. No meu convívio poucas pessoas conhecem ou tem. E o que mais me afeta é o emocional.
    Obrigada!

    • Juliana Sousa
      Julia
      16/11/2018

      Oii Julia! Bem-vinda ao Conceito It! Fico muito feliz que de alguma forma esse texto tenha contribuído com você. É bem difícil enfrentar a D.A e precisamos saber que não estamos sozinhos. Como você mencionou, poucas pessoas ao nosso redor conhecem ou tem a doença, o que torna tudo muito mais complicado pra gente né. Mas vamos repassando o nosso conhecimento e as informações, para conscientizar o máximo de pessoas! É um assunto importantíssimo, e urgente! Nós precisamos falar sobre a dermatite! Aqui no blog, sempre vou trazer noticias, desabafos, dicas, pra que a gente possa sempre se ajudar! Obrigada pela visita, e espero te ver mais vezes por aqui! Bjsss

Deixar um comentário

Post Anterior
Mari Saad em nova parceria com a Oceane
Leia Mais
Próximo Post
Bianca Andrade lança linha de maquiagem com a Payot
Leia Mais
error: Content is protected !!