O que nós temos, é o agora. Dia desses, eu li um texto que falava sobre como “a vida segue, independente da gente”. Essa reflexão me marcou e me fez pensar muito sobre isso.
Comecei a fazer aquela análise básica que a gente faz todo fim de ano, sabe? E entendi que não temos tempo a perder. Talvez já tenhamos perdido muito. E o que temos é o agora, porque realmente, a vida segue, independente da gente.
Mas as vezes, na loucura da rotina, a gente se esquece da nossa fragilidade, e passamos a viver no automático. Fazendo planos (e pensando só neles), os quais nem sabemos se estaremos aqui para concretizá-los. E acabamos por esquecer do agora.
A gente passa a viver, esperando o amanhã, esperando dias melhores, acumulando coisas terrenas, sentimentos vazios e carregando o peso de um mundo inteiro nas nossas costas.
É óbvio que torcer por dias melhores é absolutamente normal. Ninguém quer passar por momentos ruins, ainda que isso seja um fato – em algum momento da vida – o qual nós não temos como fugir. Nem sempre nós vivemos dias bons. Alguns anos vivemos de maneira extraordinária e em outros lutamos constantemente, matando um leão (ou vários) por dia.
Mas fato é, que o amanhã é apenas um sonho. O que temos é o agora.
E o que você tem feito com o “seu agora”?
Porque um dia estamos aqui, um dia “tá” tudo bem, e depois pode não estar mais. E isso faz parte da vida, porque ela segue, sempre. Aliás, ela segue, independente da gente, independente dos nossos planos, dos nossos sonhos, dos problemas, ela segue.
E o que fica, é o quanto nós soubemos aproveitá-la, valorizando esse “tempinho” precioso que temos aqui. Fazer a diferença na vida de alguém e amar enormemente quem está junto de nós. Isso é tudo que fica.
Então, faça seus planos, e também os tire do papel. Realize os seus sonhos. Faça algo por você. Trabalhe com o que você ama, não permita que a rotina destrua aquilo que você tem de melhor. Colecione memórias e valorize os pequenos detalhes e gestos. Viaje muito e conheça as coisas lindas que tem por esse mundo a fora. Lute pela sua felicidade, pois isso vale mais do que todo o dinheiro do mundo. Tenha empatia, se coloque no lugar do outro. Isso nos transforma em pesssoas melhores e mais humanas. Enxergue o lado bons das coisas e valorize as qualidades dos outros. Lembre-se que ninguém é perfeito, inclusive você. Ame, perdoe, cuide e diga “Eu te amo” mais vezes.
E, principalmente, viva o agora, intensamente e todos os dias.
Feliz Ano Novo, e feliz todos os dias da sua vida. Feliz agora!
8 Comentários
Nathalia
Eu procuro pensar mais no presente,o que tenho agora.. As vzs perdemos o que temos nas mãos pra pensar no futuro. É bom viver sem ansiedade. Amei sua postagem!
Renata Mury
Eu preciso aprender a pensar mais no agora e não no amanhã, principalmente pq sofro de ansiedade e isso me tortura demais. Adorei seu texto, me fez repensar em coisas que eu ando me preocupando esses dias.
;*
Michelly Melo
Oii! 🙂
Que post lindo! *-* Isso é algo que eu venho tentando fazer nos últimos tempos e me propus a levar mais a sério neste ano. É tão fãcil se apegar ao passado ou ao futuro e esquecer o que estamos vivendo no agora, que comigo acontece com frequência. As vezes fico pensando em algo que deveria ter feito e esqueço que neste momento é algo que eu posso mudar. Que enquanto estamos vivos e bem tudo pode ser corrigido.
Beijos
https://ventodoleste.com.br
Carla
Bela reflexão.como diz aquela famosa frase, “a dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. Cabe a cada um saber como passar por casa situação.
Amanda
Preciso exercitar mais esse negócio de se colocar mais no agora. Sou bem aquelas que fica sofrendo por coisas do futuro e é horrível ser assim. A gente fica tão focada no futuro que até esquece do agora. Linda reflexão! 😀
Leandro Nigre
Viver de HOJE é o melhor presente que podemos dar a nós mesmos e àqueles que estão conosco.
Sem ansiedades e felizes!
Luana Souza
Recentemente eu passei a viver sob a perspectiva de tudo está conectado. O mundo é feito de destino e acaso. Se preocupar tanto com o futuro nos faz ter estresse por algo que ainda nem sabemos como vai acontecer. O mundo tá tão doido ultimamente, as pessoas estão se esquecendo do que é bom de verdade. Reflexões como a sua só me faz pensar ainda mais em tudo que está acontecendo no universo. Adorei o texto!
Vitória Bruscato
Uau, que texto! Acho muito importante pensar no futuro, porém também penso que “a gente só vive uma vez”. Acho que devemos saber balancear as coisas, viver o agora, mas sem enlouquecer pra não se prejudicar no futuro. Amei seu texto!