Todo mundo, ou pelo menos a maioria sabe que a vencedora do miss universo 2019 foi a modelo sul-africana Zozibini Tunzi. Sua vitória foi celebrada como forma de representatividade. Ao longos dos 60 anos de concurso, ela é a quarta negra a receber a coroa.
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
Obviamente tenho muitas ressalvas quanto o concurso em si, em pleno século XXI, mas isso é um papo pra uma outra conversa.O assunto hoje é a importância de uma mulher negra ficar em evidência e com seu discurso contra o preconceito, alcançar milhares de meninas e mulheres que se viram representadas nela.
Por isso a gente fala tanto de Zozibini, por isso que a gente vai continuar falando tanto dela! Pra nós, negras, isso tem um valor enorme. A gente se sente representada, as meninas de hoje se sentem representadas. Elas olham para Zozibini e para muitas outras e consegue enxergar a sua própria beleza. Elas conseguem ver beleza na cor da sua pele, no formato do seu cabelo e entendem “podemos ser o quisermos”
Vamos falar de Zozibini, Sim!
Eu não sei vocês, mas eu enquanto criança, nunca tive referência negras que eu pudesse me espelhar: eu sempre fui a única negra de tudo. A única negra do colégio, única negra da minha turma de amigos, e continua sendo assim até hoje em muitos casos.
Eu passei a prestar atenção sobre isso desde muito nova, e em muitas vezes me via sozinha. Na Tv, não existiam personagens com a mesma cor da minha pele. As princesas eram brancas, loiras e lindas, qualquer fora desse padrão, não era bonito. Todas as minhas bonecas eram brancas, e eu conseguia perceber que eu não encontrava ninguém “parecida” comigo.
Até que quando eu fiz 10 anos, meu avô me deu um presente: Fui até a loja escolher uma boneca nova. Chegando lá, me deparei com a primeira boneca negra que eu tinha visto na minha vida. Eu lembro desse dia até hoje. Me identifiquei, me enxerguei naquele bebê parecido comigo, que “combinava” comigo.
Foi ali a minha primeira noção de representatividade, mesmo sendo ainda tão nova. Aquela boneca se tornou a minha preferida, tanto é que a tenho guardada até hoje com muito carinho.
Representatividade importa
Por isso, eu reforço a importância desse discurso de Zozibini, que com certeza vai fazer a diferença para muitas meninas e mulheres que vão passar a se enxergar de outra maneira.
Eu cresci em um mundo onde mulheres como eu, com a minha pele e o meu cabelo, nunca foram consideradas bonitas. Já chegou a hora de parar com isso. Eu quero que crianças olhem para mim e vejam os seus rostos refletidos no meu’
Zozibini Tunzi – Miss Universo 2019
Eu não tive a oportunidade de me sentir representada enquanto criança. De entender a minha beleza, minhas características e amá-las exatamente como são. Aos poucos fui entendendo mais sobre mim e me amando em cada descoberta. Mas hoje, as meninas podem sim enxergar essa representatividade, olharem para pessoas como Zozibini, e se enxergarem.
Hoje toda menina negra pode se sentir representada, linda à sua própria maneira e entender que ela pode ser quem e o que quiser. E na sociedade racista que vivemos, cada conquista merece ser celebrada. Por isso, a vitória de Zozibini é tão importante, e por isso ainda vamos falar tanto dela.
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!