Questione todo e qualquer padrão que te impõem

Questionamentos nunca são demais. Por isso, questione todo e qualquer padrão de beleza que te impõem. Questione toda “qualidade” ou habilidade que lhe é atribuída ou retirada pelo fato de você ser mulher. Questione tudo aquilo que dizem que você deve ser, fazer ou usar para se sentir bonita. Não, você não precisa disso.

ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT

Estamos em tempos, que felizmente o esclarecimento a respeito dos padrões de beleza, tem tido um efeito positivo. As mulheres estão se posicionando, as mentes se esclarecendo e as marcas tomando um posicionamento diferente em relação ao assunto.

São inúmeras mulheres que tem aprendido a amarem seus corpos, suas qualidades, seus defeitos e aprendido a questionar a mensagem que é recebida.

Sempre fui uma questionadora incansável, talvez seja a personalidade ou a formação. A verdade é que os porquês sempre foram essenciais pra mim.

Quererem me colocar dentro de “uma caixinha de padrões” pelo fato de eu ser mulher, sempre foi algo absolutamente questionável pra mim. E eu espero que você comece a se questionar também. Pois ser questionadora amplia a sua mente e te faz ser criteriosa com as informações que você recebe, em todos os sentidos!

Por isso, questione aquilo que esperam de você. Questione até mesmo os seus hábitos e os seus gostos: o que você faz, faz porque gosta ou faz porque você é mulher?

O que você usa, usa porque gosta, ou tem que usar por ser mulher? O que você veste é apenas um protocolo do sexo feminino?! Qual foi a última vez que você se olhou no espelho? Você se ama? Gosta do que vê? Enxerga os seus defeitos, ou tenta escondê-los porque é o que sempre falam pra fazer?

Padrões na beleza nada mais são que formas de estabelecer pré conceitos e alimentar os interesses de uma indústria e de um mundo que impõe limitações e defeitos sob a mulher todos os dias.

A verdade é que esses padrões causam um grande sofrimento para nós mulheres, e quando tentamos nos adequar à essas “regras” anulamos quem realmente nós somos.

Se questione o tempo todo

Por isso se questione o tempo todo. Questione o que usa, o que gosta, o que fala. Questione a maneira que as pessoas se dirigem a você, por ser mulher.

Entende que o problema não é maquiagem? Não é ser magra, não é usar salto ou não, comprar bolsas, colorir o cabelo ou ter unhas longas. Usar só tênis, não se depilar ou gostar só de usar rosa. Não é nada disso. Não tem certo ou errado, desde que essas escolhas sejam por você e só por você. Qualquer outro motivo – que não você – para suas escolhas, é questionável.

O problema está na imposição de padrões muitas vezes inatingíveis, que não combinam com nossos gostos, biotipos e personalidades. Não podemos deixar que isso tome conta de nós, é hora de questionarmos e nos posicionarmos.

Por isso saiba quem você é, saiba os seus gostos, seus objetivos, suas qualidades e defeitos. Se questione primeiramente para se descontruir, mudar, se encontrar. E depois, questione o mundo para descontruí-lo também.

Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Comentários

6 Comentários

  • Maria Rafaela
    21/01/2020

    Ah, que texto maravilhoso. É isso, eu sempre falo, a sociedade nos influencia desde muito pequenos… então os nossos gostos são construídos por ela. É importante se desconstruir e questionar para que você possa e tenha a liberdade de viver do jeito que realmente te faz bem sem qualquer amarras.

    • Juliana Sousa
      Maria Rafaela
      21/01/2020

      Obrigada! É isso, nos desconstruir para vivermos livres! <3 beijos!

  • Clara Oliveira
    21/01/2020

    Que texto maravilhosooooooo, você é ótima! Comecei a me questionar sobre tudo há algum tempo, e desde então não consigo mais parar de me questionar, principalmente sobre o que é “o bonito” na nossa sociedade. Compartilhamos da mesma ideia, outro dia escrevi um texto sobre os padrões de beleza que impõe aos nossos cabelos, e o quanto eles nos afeta diretamente!
    É este aqui, se você tiver interesse:
    https://claraaoliveira.blogspot.com/2019/12/os-padroes-de-beleza-dos-cabelos.html

  • José Lança
    22/01/2020

    Excelente post! Tiro-lhe o chapéu! As marcas estão constantemente a instaurar medo e padrões de beleza irrealistas. Nada vende mais do que fazer alguém sentir que só tem valor como ser humano se comprar os seus produtos. Cada pessoas deve decidir qual o aspecto que quer ter, e deixar de ligar a sua autoestima ao que os outros pensam. A liberdade de sermos quem quisermos ser é absolutamente inquestionável.

    • Juliana Sousa
      José Lança
      22/01/2020

      Muito obrigada!! Exatamente, isso é inquestionável! Espero que todos tenham a liberdade para serem o que quiserem… estamos lutando pra isso <3

  • Vitória Bruscato
    22/01/2020

    Que texto incrível! Ele fala tudo o que eu penso/prego por aí! Questionar TUDO na nossa vida é importantíssimo, principalmente os padrões. Fazer o que fazemos, usar o que usamos, tudo deve ser por gostarmos daquilo e não porque alguém disse que deveria ser daquele jeito.

Deixar um comentário

Post Anterior
Océane anuncia lançamento da linha HOME
Leia Mais
Próximo Post
A saudade é assim…
Leia Mais
error: Content is protected !!