Diário da D.A: coisas que você precisa saber antes de iniciar seu tratamento com Dupixent
Mais uma semana, mais uma dose e assim mais um “Diário da D.A”. O processo do tratamento com o dupixent tem sido incrível, e eu tenho melhorado muito. Mas é claro que o uso de um medicamento desse tipo, tem os seus prós e contras. Vem conferir tudo o que você precisa saber antes de iniciar o tratamento com o Dupixent.
O que você precisa saber antes do Dupixent
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
1 – O dupixent não é pra todo mundo
Sim, você leu certo. O dupixent não é pra todo mundo, e eu não estou falando isso somente pelo valor exorbitante da medicação. O dupixent não é pra todo mundo, porque ele é indicado apenas para os casos moderados e graves da doença.
Ele é usado quando todas as outras terapias já foram utilizadas e um resultado satisfatório não foi obtido. Além disso, por se tratar de um medicamento novo, o dupixent tem sido liberado gradativamente: no momento, apenas adultos e adolescentes acima de 14 anos podem fazer o uso da medicação.
2 – Esteja preparado para o resultado não ser o que você quer
O Dupixent não é promessa de cura, e isso é falado claramente por todos os médicos. A atuação do imunobiológico permite uma qualidade de vida melhor para os atópicos, reduzindo os sintomas da doença. Mas não é a cura da Dermatite Atópica. Por isso, o resultado dele apesar de significativo, muitas vezes pode não ser o que você espera.
Isso porque cada organismo reage de uma forma, e existem diversos sintomas da dermatite também. Em algumas pessoas, o tratamento faz justamente o efeito contrário: o atópico tem uma reação à própria medicação, piorando o seu quadro e sendo necessária a descontinuidade do Dupixent.
3 – O Dupixent é um tratamento extremamente caro
Já é sabido que o Dupixent é extremamente caro, e distante da realidade da grande maioria das pessoas em nosso pais. Cada caixa com 2 injeções custa em torno de R$9.500,00. O período do tratamento é determinado pelo próprio médico e de acordo com o grau da doença.
LEIA TAMBÉM • MINHA GRATIDÃO A ESSE TAL DE DUPIXENT
Então multiplique esse valor por algumas (ou milhares de) vezes, e você consegue ter ideia do quanto é gasto em um tratamento desse porte. Aliás, na maioria dos casos o plano de saúde não cobre o tratamento e nem sempre o paciente dispõe de recursos para tal. A saída é entrar na justiça a fim de conseguir o custeio. O laboratório Sanofi , por meio do programa viva, oferece o início do tratamento gratuitamente, e a inscrição é feita através do site, com análise de documentação enviada, e o grau da doença.
4 – Esteja preparada(o) para os efeitos colaterais
Sim, ninguém quer ouvir essa parte, mas o medicamento também tem os seus efeitos colaterais, que variam de organismo para organismo. O que os médicos sempre enfatizam é a possibilidade de uma conjuntivite alérgica e dor de cabeça.
Mas além disso, outros efeitos são relatados por quem faz uso do Dupixent, como aumento de peso, queda de cabelo, sono em excesso, e mal estar. Outros ainda relatam uma descamação da pele, e o aumento da coceira. É claro que aos poucos, os efeitos vão diminuindo. Como já mencionado, isso depende é claro de cada organismo.
No meu caso a dor de cabeça e o mal estar me acompanharam por algumas doses. O sono é algo bem constante no dia da aplicação. E ultimamente a queda de cabelo e o aumento de peso tem me acompanhado. O inchaço e o aumento de peso, são coisas bem nítidas e que tem me acompanhado nos últimos meses. Mas é claro que, pra mim, os prós superam os contras. A qualidade de vida que eu tenho tido nos últimos meses, me faz enxergar que tudo isso tem valido a pena.
5 – Os prós superam os contras
Depois de tudo isso falado, os prós continuam superando os contras. E não estou falando apenas do meu caso, entre muitas pessoas que estão fazendo o tratamento, e com quem eu tenho conversado. A melhora na qualidade de vida é algo indiscutível. Na maioria dos casos, o Dupixent tem mudado completamente a vida das pessoas. E apesar de não ser a cura da dermatite atópica, o fato de você dormir melhor, viver melhor, sem lesões (ou menos), sem coceira, em paz e com a autoestima elevada, com certeza vale a pena!
Estou chegando ao final dessa primeira etapa do meu tratamento através do Programa Viva, agora falta apenas mais 1 dose. E eu não poderia estar mais feliz! A busca pela melhor qualidade de vida, tem me motivado a enfrentar esse tratamento – que não é fácil – de cabeça erguida.
Começo a pensar agora, nos próximos passos para dar continuidade a esse tratamento que é caro, mas que mudou completamente a minha vida. Me sinto grata de poder compartilhar um pouquinho com vocês sobre tudo o que eu tenho vivido. E boa sorte a todos aqueles que enfrentam isso, junto comigo! Que vocês todos tenham a chance, de sentir o que eu estou sentindo com esse tratamento: paz!
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!
1 Comentário
Diário da D.A: 1 mês sem o Dupixent - Conceito It
[…] mas dessa vez um pouquinho diferente. Vim contar pra vocês como tem sido esse primeiro mês sem o Dupixent. Quem acompanha o Diário da D.A, sabe que o meu tratamento no programa viva terminou e agora estou […]