São Paulo

Resenha: pequeno manual antirracista

Coloquei como uma das minhas metas de 2020, o hábito de ler ainda mais. Ler sempre foi algo com o qual eu me identifiquei, desde pequena. Com a correria do dia a dia, acabei ficando um pouco distante disso, mas decidi focar em 2020. Minha meta é pelo menos 1 livro por mês, até o fim do ano. E eu espero superar esse objetivo, pois quero chegar ao fim de 2020, com muitos livros e muita bagagem cultural. Hoje eu trouxe pra vocês a minha primeira leitura de 2020, logo em janeiro: Pequeno Manual Antirracista, da filósofa Djamila Ribeiro.

Minha Leitura: Pequeno Manual Antirracista

Pra mim, essa livro é uma leitura necessária, quase que obrigatória, se você quiser evoluir enquanto pessoa, e mudar o racismo que está enraizado em nossa sociedade, a começar dentro de cada um.

Para fazer parte do movimento antirracista, em primeiro lugar é fundamental entender que isso é muito mais do que um título. Ser antirracista é uma luta diária, uma desconstrução.

É reconhecer os seus privilégios e entender que se você, nasce branco, então automaticamente você já é privilegiado pelo sistema racista em que vivemos. Mais do que isso, ser antirracista é enxergar o racismo e não se calar, não se omitir. Para ser antirracista é fundamental OUVIR.

Ser antirracista é reconhecer o seu papel nessa luta, e entender a obrigação diária que você tem de combater o racismo. Por isso, acredito que a leitura desse manual antirracista é um passo primário e fundamental para aprender. O antirracismo é uma luta de TODOS!

ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT

De maneira bem clara, didática e embasada, Djamila apresenta fatos e orientações para que você compreenda o seu lugar na sociedade, enxergue além de você e busque por mudanças. 

Além disso, é um verdadeiro manual de consciência, daqueles necessários para a gente refletir, mudar a conduta e parar de passar vergonha sabe? 

Sim, estamos no ano 2020, e ainda assim, muitas pessoas insistem em negar que o racismo é uma realidade enraizada em nosso mundo, e que precisamos fazer algo urgente para mudarmos. Como afirmou Angela Davis – ativista negra, filósofa e feminista – durante um discurso em 1979 “Numa sociedade racista, não adianta não ser racista, nós devemos ser antirracistas”. É exatamente isso que nós devemos ser, nos dias de hoje.

“O Antirracismo é uma luta de todos”

Reconhecer o grande abismo entre brancos e negros no mundo em que vivemos, já é um começo e grande avanço para mudança de consciência. Inclusive, no livro, o racismo é apresentado como um problema de todos, que precisa ser corrigido urgente.

O objetivo deste pequeno manual é apresentar alguns caminhos de reflexão—recuperando contribuições importantes de diversos autores e autoras sobre o tema—para quem quiser aprofundar sua percepção de discriminações estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação de nossa sociedade. Afinal, o antirracismo é uma luta de todas e todos. 

Djamila Ribeiro – Pequeno Manual Antirracista

Não poderia ter começado o ano com uma leitura melhor. Eu indico essa leitura para todos que eu conheço. É um exercício de desconstrução, empatia e responsabilidade. Comprei pelo site da Amazon, e chegou super rapidinho. 

LEIA TAMBÉM • SIM, VIDAS NEGRAS IMPORTAM

Eu já acompanhava a Djamila pelas redes sociais, e já tenho um outro livro seu também (Quem tem medo do feminismo negro), e o que mais me admira nessa leitura é a propriedade e o embasamento apresentado em cada uma das questões. 

Falar de racismo é algo urgente e necessário. Racismo é real e só não vê (ou finge que não vê) quem não quer. 


Você pode comprar o livro “Pequeno Manual Antirracista” no site da Amazon, neste link

*O blog recebe comissão através do Programa de Afiliados


Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Comentários

Deixar um comentário

Post Anterior
Cabana Burger: uma das hamburguerias queridinhas de SP
Leia Mais
Próximo Post
Lace Wig: você sabe o que é? Aprenda como usar!
Leia Mais
error: Content is protected !!