maquiagem-vencida-faz-mal
São Paulo

maquiagem vencida faz mal? veja o que acontece com seu rosto se você usar!

A resposta parece bem óbvia, não é mesmo? Mas ainda assim, muitas pessoas continuam usando maquiagem vencida, sem pensar nas consequências. Muito além do que uma simples data etiquetada no produto, o prazo de validade leva em consideração toda uma análise da qualidade das substâncias que compõem a maquiagem. Ao ignorar esse prazo, você está concordando com o risco de trazer danos à sua pele.

ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT

Maquiagem vencida: o que acontece com o seu rosto se você usar!

Um blush, rímel ou aquele lápis de olho que a gente tanto ama, você está pronta pra usar e aí então a data de validade te chama a atenção: o produto já está vencido há alguns meses. Você joga fora, ou arrisca usar?

Sinto em te dizer que ao arriscar usar um produto cosmético vencido, você tem grandes chances de adquirir uma alergia ou dermatite, chegando a consequências ainda mais sérias, como infecções cutâneas. Aliás, principalmente na região dos olhos, utilizar sombras, lápis e ríméis fora do prazo de validade, podem causar danos à visão.

No caso dos produtos de pele, além da alergia, a obstrução dos poros é um dos motivos para ficar longe de maquiagem fora da validade. O óleo concentrado nos produtos vencidos, pode originar muita acne e ainda, uma pele sem vida.

Por isso, de tempos em tempos faça uma “limpeza” em sua necessaire e busque por alguns produtinhos que tenham um aspecto, aparência, ou cheiro diferentes do comum. Estes, são indícios de que os produtos não estão com uma boa qualidade.

Vale lembrar que o correto armazenamento também faz diferença para a durabilidade da maquiagem. Antes mesmo da data de validade expirar, se o produto for guardado de forma incorreta, estará impróprio para o uso, e trará malefícios para a pele.

A durabilidade da maquiagem

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a orientação sobre o prazo dos produtos, varia de acordo com o tipo da maquiagem. Para o rímel, o prazo é de 6 meses. Para batom, 48 meses. Já as sombras,podem ser utilizadas durante um período de 36 meses. Em relação as bases, você pode seguir a validade da embalagem, porém fique atenta à mudanças de odor e coloração, e em caso de dúvida, não utilize o produto

Usei maquiagem vencida, e agora?

Se você usou maquiagem vencida por engano, ou usou sabendo e nada aconteceu, você tem sorte! rs por isso não há motivo para pânicos. Agora se ao usar os produtos você já percebeu uma alteração na derme, procure atendimento médico o quanto antes. As reações alérgicas cutâneas podem ser sérias. Aliás, depois de um primeiro atendimento, busque um acompanhamento de um alergista e também de um dermatologista para tratar da pele sensibilizada. Ao mesmo tempo, fuja dos produtos vencidos!

Dessa forma, etiquetar os produtos com o prazo de validade é uma medida para garantir o controle, além de manter a maquiagem em ambiente fresco e ventilado. E nunca se esqueça, proteger e cuidar da sua pele, deve estar acima de qualquer maquiagem, combinado?


Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Comentários

3 Comentários

Deixar um comentário

Post Anterior
Os lançamentos da collab Manu Gavassi X O Boticário
Leia Mais
Próximo Post
Quem Disse, Berenice? e a coleção “Mulheres que amamos”
Leia Mais
error: Content is protected !!