É inegável o que estamos vivendo. O mundo está enfrentando o coronavírus , e todos nós temos passado dias difíceis. A Europa se tornou o epicentro da doença, e nós temos visto mortes, caos e muito temor. No meio de tanta desinformação, fake news e teorias absurdas que as pessoas jogam na internet, é hora de termos responsabilidade: é hora de pensarmos no coletivo.
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
Não é apenas uma gripe. Não é apenas mais um virus. Apesar da baixa letalidade, o coronavírus tem se espalhado rapidamente pelos continentes e existe um grupo de risco, que deve evitar o contato com o corona: pessoas acima de 60 anos ou aqueles que tenham doenças pré existentes como diabetes; hipertensão e asma, por exemplo.
Esse grupo de risco, merece atenção. E é aí que entra o momento de pensarmos no coletivo. É óbvio que pra mim e pra você, o coronavirus pode chegar como uma gripe leve, mas tenho certeza que todo mundo aqui conhece alguém que está no grupo de risco. E se não conhece, conhece alguém que convive com o grupo de risco. E ainda que você não conheça ninguém (bem improvável), a nossa empatia entra no momento em que sabemos que esse virus pode ser perigoso pra alguém nesse mundo, e sendo assim, precisamos fazer a nossa parte.
Informação e responsabilidade são fundamentais
Medidas muito simples, feita pelo maior número de pessoas, pode salvar muitas vidas! A gente sabe que aos poucos o mundo está parando por conta dessa pandemia. E o corona vai interferir em nossa vida, em muitas áreas. Mas agora, o fundamental é pensar no próximo.
A gente sabe que o nosso sistema de saúde não comporta o número estimado de pessoas que serão acometidas por essa pandemia. É necessário aumentar as medidas de proteção e conscientização, para diminuirmos o número de pessoas infectadas. Aliás, Precisamos agir agora.
Pensamento coletivo: combatendo o coronavírus
- Nada de pânico: Apesar do medo e apreensão, nossa mente precisa estar equilibrada no momento. Instaurar o caos no mundo, só vai piorar o que já está muito ruim.
- Não dissemine informações erradas: Muita gente espalha mentiras nas redes sociais, coisas infundadas e o pior, é que muitas pessoas acreditam! Isso é muito perigoso.
- Evite lugares aglomerados: as autoridades já alertaram e orientaram sobre evitar frequentar lugares aglomerados. É hora de fazermos nossa parte, para que esse vírus não se espalhe ainda mais. É claro que existem pessoas que precisam sair por necessidade, por conta de trabalho, e que precisam frequentar transportes públicos. Se você não tem essa necessidade, fique em casa. Estamos fazendo isso por nós, e por todos. Dessa maneira a gente impede que essa pandemia se prolifere ainda mais no nosso país.
- Mantenha medidas de higiene: são atitudes básicas, como lavar as mãos corretamente, utilizar alcool em gel 70 e evitar contatos, que impedem que o virus se espalhe.
- Se preocupe com o próximo: nada de fazer estoques quilométricos e desnecessários de mantimentos ou de ir aos hospitais ao menor sinal de uma gripe. Lembre-se que todos nós estamos enfrentando a mesma situação.
- Esteja preparado para os próximos dias: digo isso fisicamente e mentalmente. Passaremos ainda por dias difíceis nos próximos meses. Aliás, ficar em quarentena pode mexer com o nosso equilíbrio emocional, porém nos resguardarmos é a medida mais eficiente para contermos essa situação.
E por fim…
Se por acaso você passou por áreas de transmissão e está com os sintomas da doença, não hesite em procurar auxílio médico, se cuidar e proteger as pessoas ao seu redor.
Da mesma forma, não seja você, a espalhar irresponsavelmente esse virus em nosso país. Sejamos responsáveis, vamos pensar no coletivo, vamos buscar informação embasada e coerente, e principalmente e principalmente, torcer para que esses dias difíceis acabem logo. Assim seja!
2 Comentários
5 ideias para fugir do tédio e curtir a nossa casa - Conceito It
[…] aquele tédio de não saber o que fazer. Ainda mais agora, nesses dias que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus e realmente precisamos ficar em casa para nos protegermos e principalmente, protegermos os outros. […]
Dia da felicidade: ainda temos motivos para sorrir - Conceito It
[…] de março: dia internacional da felicidade! É óbvio que em tempos de pandemia, onde só ouvimos falar sobre coronavirus, tragédias e preocupação fica muito, mas muito […]