Como anda a sua saúde mental? Talvez essa, seja uma das perguntas mais importantes do cenário atual. Quarentena, coronavírus, isolamento, ansiedade… tudo isso contribui para que a nossa saúde mental se desestabilize.
Não se sinta pior ou melhor como ser humano, ao passar por isso. Em dias de isolamento, todos nós estamos sujeitos a enfrentarmos momentos difíceis, de solidão e tristeza, por mais positivos que sejamos. E vale destacar, que tão importante quanto cuidar do corpo, é cuidar do nosso emocional.
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
Por isso, é tão falado da necessidade em manter a saúde mental. É a única maneira de enfrentarmos tudo o que estamos vivenciando.
5 maneiras de manter a saúde mental
Já é sabido que o Brasil, é o país com mais pessoas que sofrem com ansiedade no mundo. 18,6 milhões de brasileiros enfrentam o transtorno. É sabido também, que situações de stress intenso, mudanças bruscas de rotina e total isolamento agravam ainda mais a ansiedade e a depressão.
Compreenda que você não é heroína (ou herói), precisa se proteger e cuidar da sua mente tanto quanto qualquer pessoa. Em dias de quarentena, todos nós estamos mais sucetíveis a momentos de pânico, ansiedade e tristeza.
Não é fácil, principalmente pra quem já tem a ansiedade na sua vida. De qualquer forma, precisamos ao máximo nos protegermos das consequências de estarmos isolados. É necessário se adaptar, principalmente porque a previsão é que a gente ainda fique isolado por um bom tempo. O mundo mudou, nossa vida mudou, e não temos como negar isso.
#1 Não tente se fazer de forte, conheça os seus limites
Conheça e reconheça os seus limites. Que atire a pedra a pessoa que ainda não chorou ou deu uma leve “surtada” durante essa quarentena. Até quem é mais caseira, tem sua rotina totalmente transformada à partir do momento em que somos obrigados a permanecer em casa. Não é fácil. Uns tiram de letra, outros não consegue se adaptar tão facilmente. E tá tudo bem. Reconhecer isso já é um grande passo para se ajudar. Não tente passar por isso sozinha (o), segurando o choro, tentando lutar contra o pânico. E se necessário, não deixe de procurar ajuda médica para enfrentar isso. Às vezes só a nossa vontade e positividade, não são suficientes para passarmos por isso. Reconheça os seus limites.
#2 Procure estabelecer ou (manter) a sua rotina
A real é que a gente faria tudo pra ter a nossa rotina de volta. Até mesmo aquela rotina mais chata sabe? Essa sensação de impotência, realmente acaba com a gente.
Mas uma maneira de tentar manter a saúde mental, é estabelecer ou manter ao máximo a nossa rotina. Procure manter os horários em que você dorme e acorda, a pausa pro almoço. Se você está em Home Office estabeleça também os seus horários e sua rotina de trabalho. Evite misturar horários e momentos dessa maneira o seu organismo vai entender claramente que ainda existe uma – pequena – rotina. E dessa forma, a gente vai ajudando a nossa mente a ficar “okk” diante de todas essas mudanças.
#3 Tente se manter ativo
Se manter ativo durante a quarentena é muito difícil. Mas com certeza é uma maneira interessante de cuidar da saúde mental. Tente ao máximo não passar o dia todo deitado na cama, sem se alimentar direito, sem se cuidar, isso prejudica demais. E aqui nem estou falando em manter a dieta ou o corpo ok? É inevitável que esse isolamento faz a gente querer comer umas besteirinhas, e tá tudo bem! Não é hora de pensar em engordar ou emagrecer. Mas precisamos manter o mínimo de alimentação que mantenha o nosso organismo saudável.
Além disso, pratique yoga ou atividade física. Faça cursos, estude um novo idioma. Aprenda uma receita nova. Ocupe ao máximo o seu tempo. Estar ocioso não ajuda a manter a saúde mental. Uma dica: existem vários apps que nos ajudam a encontrar diversas formas de nos mantermos ativos: desde exercícios físicos a apps de idioma. Vale a pena conferir!
#4 Separe um tempo para os seus hobbies
Mesmo diante de toda essa crise que estamos enfrentando, procure um tempo para os seus hobbies, isso faz super bem para a mente!
Ouça músicas e podcasts, leia livros, escreva, cozinhe… whatever! O importante é manter os seus hobbies possíveis para te trazer o máximo de alegria e paz possível.
#5 Esteja informado, mas não sobrecarregue a sua mente.
Se informar, sempre é fundamental. Eu bato nessa tecla, pois diante da situação que estamos enfrentando, estar embasado de dados e notícia de qualidade são de extrema importância. No entanto, mais uma vez é necessário que você reconheça os seus limites e não sobrecarregue a sua mente.
Se informe o necessário para estar por dentro de tudo o que está acontecendo mas, não deixe que a quantidade de informação te deixe pior mentalmente. Priorize a sua saúde mental
+ Pratique a empatia e a gratidão
Essa é a dica plus da nossa lista. Fortaleça a sua empatia e gratidão. Compreenda que sim, estamos sofrendo e enfrentando uma crise, mas que nem todo mundo está enfrentando da mesma forma. Muitas pessoas não tem como se proteger, sem contar naquelas que não tem a chance de ficar em casa. Estão na linha de frente, cuidando de outras pessoas ou sustentando os serviços essenciais para proteger a tantas outras pessoas.
Muitos ainda, estão sofrendo muito para conseguirem manter o pouco que tem. Ajude se possível: com alimentação, com itens de higiene, com doações. Várias instituições sérias e comprometidas estão fazendo o máximo para cuidar do maior número de pessoas possível, e você pode fazer parte disso.
Ter essa consciência e gratidão pela maneira como você está enfrentando essa quarentena, e principalmente enxergar o próximo, com certeza te ajudam a cuidar mais da saúde mental. Pense nisso!
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!
1 Comentário
Sonhos de quarentena: quando o mundo inteiro sonha igual - Conceito It
[…] que podem nos ajudar a relaxar, e driblar o stress e a gigante carga emocional que nos afeta. Tentar relaxar durante o dia, se desconectar das redes e praticar um hobby são algumas das sugestõ…. Além disso, tomar uma xícara de chá ou um copo de leite morno antes de deitar são boas […]