Tá com tempo livre nessa quarentena e quer fazer as unhas? Bom, se as suas unhas sobreviveram à ansiedade e tentação de roer, então o post é pra você: vem aprender a fazer as unhas em casa de maneira bem prática e fácil!
Manicure em casa: como fazer as unhas
1 – Tenha um kit basiquinho
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
Em primeiro lugar, é fundamental que você tenha um kit básiquinho para começar. Isso inclui pelo menos:
- Lixa
- Alicate
- Removedor de esmaltes
- Fortalecedor de unhas
- Espátula
Além desses ítens básicos, pode incluir aí um hidratante e se você quiser esmaltar, um esmalte com a cor de sua preferência!
2 – O formato das unhas
Não precisa ser expert, pra saber que hoje existe uma infinidade de formatos de unhas! Redondas, quadradas, amendoadas, stiletto… Qual é o seu preferido? Se essa é a primeira vez que você faz as suas próprias unhas, vá com calma na imaginação. Sabe aquela frase “menos é mais”?
Agora uma dica: observe o formato da ponta dos seus dedos; se for mais redondo, opte por deixar a unha levemente arredondada. Se a base for reta, deixe as unhas quadradas. É claro que isso não é uma regra, formatos de unhas é totalmente opcional, mas quando você não sabe o que fazer, essas dicas ajudam muito nas primeiras vezes como manicure.
3 – Cuide bem das cutículas
O ideal é que você não tire as cutículas sabia? Antes de mais nada, elas são a proteção das unhas. Além disso, quando você corta a cutícula sem saber, pode gerar ferida, inflamação ou infecções e ninguém aqui quer isso né?
Mas se ainda assim, elas te incomodam, a dica é então apenas empurrar a cutícula, com a ajuda de uma espátula especial e um produto próprio para a pele em volta das unhas: pode ser um amolecedor de cutícula, cera para as unhas ou um hidratante.
4 – Hidratação
Depois de lixar, empurrar e fazer todo o serviço, é fundamental hidratar as mãos. Opte sempre por um hidratante especifico para as mãos, pois ele contém os ingredientes necessários para manter essa região do corpo mais hidratada e fortalecida. Aproveita o momento para um mini spa.
Você pode colocar o hidratante e cobrir com uma luva de plástico. Deixe por alguns minutos para potencializar o efeito da hidratação. Outra dica, caso não tenha a luva plástica, é aplicar o hidratante nas unhas, e cobrir com pequenos pedaços de algodão e deixar por alguns minutos! Fica perfeito!
5 – Hora de esmaltar
É importante dizer que sempre antes de esmaltar, utilize um bom fortalecedor de unhas para protegê-las. Aliás, sempre vale dizer também que o ideal é não emendar uma esmaltação na outra; deixe a unha respirar por um ou dois dias, antes de aplicar um novo esmalte.
Depois que o fortalecedor secar, passe o esmalte escolhido. Opte por esmalte com cerdas mais grossas, que esmaltam toda a unha por inteiro. 2 camadas já são suficientes para fixar o esmalte. Feito isso, é hora de habilidade de coordenação: com um palito bem fino, contorne a unha, para separar o esmalte que está nela, do que ultrapassou nos dedos. Com essa separação, fica muito mais fácil de ir para a próxima etapa que é a limpeza.
O palito bem fino deve ser molhado no removedor de esmaltes e enrolado no algodão, delicadamente passe essa mistura contornando a unha com cuidado para não borrar.
6 – Finalização
Depois da unha já esmaltada e finalizada, partimos para a finalização. Aposte em um top coat para fazer uma camada de brilho e proteção na unha, fazendo com que a esmaltação dure mais. Se achar necessário, use um spray secante, para que dentro de poucos minutos sua unha esteja perfeita!
E então? Curtiram as dicas? Agora é arrasar como sua própria manicure e fazer as unhas em casa, combinado?
E pra você, o que não pode faltar na sua esmaltação? Conte aqui nos comentários!
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!