Estamos enfrentando dias difíceis. Stress, ansiedade, isolamento… nem sempre reagimos bem a tudo isso, e nem sempre quem amamos, reage bem também. Estar distante em uma hora como essa, sem dar e receber um abraço torna tudo ainda mais dificil. O post de hoje traz 5 maneiras de ajudar alguém ansioso durante essa quarentena.
Nós sabemos que ansiedade acomete milhões de pessoas no mundo todo. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil já era conhecido como o país mais ansioso do mundo. São aproximadamente 18 milhões de brasileiros lutando diariamente contra esse transtorno.
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
Diante de uma pandemia como a que estamos enfrentando, é inevitável sentirmos medo, angústia e por vezes ansiedade. E muitas vezes, não sabemos como lidar. Entenda que está tudo bem se sentir assim, não precisamos ser fortes o tempo todo.
Mas se ao mesmo tempo, a sensação de impotência toma conta da gente, é nesse momento também que podemos ter empatia, e ajudar quem de alguma forma, não está conseguindo processar toda essa mudança em sua mente. Confira 5 maneiras de ajudar uma pessoa ansiosa durante a quarentena.
Como ajudar alguém ansioso durante a quarentena
1 – Ouvir
Às vezes, o que alguém ansioso realmente precisa é falar e ter alguém para ouvir: ouvir suas angústias, suas preocupações, seus pensamentos sufocantes. Quem sofre de ansiedade precisa de alguma forma organizar as ideias e falar sobre o assunto, para tirar a sensação desesperadora de guardar tudo em sua mente.
Por isso, tente ouvir mais. Se você ama alguém ansioso, que está longe de você durante o período de quarentena, tente se fazer presente. Experimente ligar ou mandar uma mensagem para saber como realmente a pessoa está. A resposta com certeza será surpreendente… às vezes, isso é tudo que um ansioso precisa.
2 – Não Julgar
Outro ponto importante para lidar com a ansiedade é não julgar. E o ser humano tem uma extrema facilidade em fazer exatamente o contrário.
Dizer que é frescura ou que a pessoa precisa lidar de maneira mais racional é uma atitude totalmente descabida. A mente de um ansioso dá voltas para chegar ao ponto final de qualquer questão.
Sendo assim, na próxima vez que você for ouvir um ansioso falar, se livre de todo e qualquer julgamento e ouça tudo com atenção e com o coração. Entenda que as pessoas são diferentes de nós, suas expectativas e reações também.
3 – Tenha empatia
Empatia é se colocar no lugar do próximo. Quando nós assumimos essa posição, certamente diminuímos o distanciamento em nossas relações.
Entender que o que para você é apenas um período em casa e para o ansioso é um período de angústia, faz com que demonstre um apoio e amor genuíno e sincero.
Mais uma vez, entenda. As pessoas agem e reagem de maneira diferente para diversas situações. Estar tudo bem para você, não significa estar tudo bem para o outro.
É aí que entra a empatia, a capacidade de se colocar e se enxergar no outro, e em sua realidade. À partir daí a perspectiva muda.
4 – Demonstre uma preocupação sincera
Não deixe de demonstrar uma preocupação sincera. Não existe coisa pior do que procurar alguém para externar sua dor, e perceber o sentimento explícito de indiferença.
Se você ama e respeita alguém ansioso, ouça com cuidado o que ele tem a dizer. Sem poréns, sem questionamentos, nem julgamentos. Demonstre que você realmente se importa e quer entender o que se passa na mente angustiada de alguém ansioso, com o propósito exclusivo de ajudar.
5 – Incentive a procura de ajuda profissional
Se ainda assim, você perceber que a situação tomou uma proporção com a qual você não se sente apto a lidar, incentive a procura de uma ajuda profissional.
Certamente o médico direcionará a situação da melhor maneira, que proporcione paz, alívio e segurança à pessoa ansiosa. Não deixe de incentivar a procura de ajuda.
Ansioso: Como identificar uma crise durante a quarentena, e o que fazer
Toda essa pandemia certamente é um gatilho para quem sofre de transtornos de ansiedade. Mas você, que convive, sabe como identificar caso a pessoa tenha uma crise de ansiedade? Confira abaixo alguns sintomas
- Palpitação, coração pulsando forte ou acelerado;
- Sensação de desespero;
- Suor;
- Tremores;
- Falta de ar;
- Sensação de desmaio;
- Náusea ou desconforto abdominal;
- Formigamentos;
- Dor ou desconforto no peito;
- Calafrios e sensação de calor;
- Choro descontrolado
- Medo de perder o controle ou enlouquecer;
- Medo de morrer.
Esses são alguns dos sintomas de quando a ansiedade atinge níveis altos. Diante de uma crise, procure ajudar a pessoa a controlar a respiração, relaxar e se distrair, até que aos poucos volte ao normal.
Você tem ansiedade ou conhece alguém que sofre com isso? Como vocês tem lidado com a situação durante a quarentena? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários, dessa forma a gente interage e ajuda mais gente!
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!