São Paulo

Por que as pessoas estão mudando o cabelo na quarentena?

Se você ainda não mudou o seu cabelo nos últimos tempos, tá vivendo a quarentena errada rs brincadeiras à parte, é um fato que as pessoas realmente estão mudando o cabelo durante o período de isolamento. Aliás, no google, a frase “como cortar o cabelo” atingiu nível recorde durante o período. Mas por que as pessoas estão mudando o cabelo na quarentena? 

As pessoas estão mudando o cabelo na quarentena! É fato!

A cena é a seguinte: você já está há mais de um mês em casa, em total isolamento. De repente, você passa a se olhar no espelho e desejar uma mudança: é hora de cortar o cabelo. Encontra uma tesoura que está ao seu alcance, em casa mesmo, e começa a saga pela mudança de visual. Mais do que simplesmente cortar os fios, é interessante entender o porquê dessa “necessidade” incontrolável atingir muitos de nós, durante o período de isolamento. 

ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT

Em entrevista ao Jornal Metro, a psicóloga Lauren Appio explica que “as pessoas geralmente têm vontade de cortar o cabelo depois de passar por situações nas quais as coisas parecem fora de controle”

E nessa mudança não estão incluídas apenas cortes de cabelos não… a necessidade de mudar, seja pintando, cortando, raspando ou até testando novos produtos capilares, tudo isso faz parte do processo que estamos mudando.

Cortar o cabelo é a busca por liberdade na quarentena

Afinal, cortar o cabelo hoje é uma das poucas coisas que está ao nosso alcance e nos dá a mínima sensação de liberdade. E é totalmente compreensível, diante da situação extrema e atípica que estamos enfrentando. Perdemos o controle – ou o que achávamos ser controle – das nossas vidas, e agora o que nos resta, senão uma boa dose de autoconhecimento e testes, improváveis e que podem dar errados, causando uma pequena movimentação na monotonia do isolamento. 

Mais do que simplesmente “mudar o cabelo”, nós fazemos isso como uma válvula de escape. Tentamos fugir da ansiedade e stress que são causados por viver dia, após dia, praticamente iguais, em confinamento.

Tenho certeza que você consegue alguém que fez alguma loucurinha capilar durante esse periodo. Eu mesma, me rendi à tesoura, e arrisquei cortar o meu próprio cabelo. A sensação foi exatamente essa: liberdade, controle, autonomia e um pouquinho da minha realidade de volta. Gostei do resultado, e isso favoreceu ainda mais a experiência.

Mas para não fazer besteira e se arrepender muito depois, é bom não agir por impulso. Mesmo que por dentro, a gente esteja desesperado por alguma mudança. Ocupe sua mente, e tente manter o mínimo de calma possível. Ainda assim tá afim de uma mudança radical – ou pouco radical – e caseira? Então a dica é pesquisar bastante sobre o assunto, estar preparada e se jogar! Como? Confira algumas dicas

Como cortar o cabelo em casa – e não se arrepender? Durante a quarenteNa

Primeiramente segure a emoção, e vá com calma! 

Nada de sair cortando o cabelo descontroladamente, como se não houvesse amanhã, e deixar os fios totalmente desiguais e tortos, dignos de arrependimento. Respire e fundo, e anote as dicas

Pesquise sobre o assunto:

Pesquisar sobre o assunto, é fundamental para adquirir conhecimento. É óbvio que o teu rápido aprendizado não vai substituir a excelência de um profissional. Mas com certeza vai te ajudar a cortar o cabelo com mais precisão. Por isso, assista tutoriais, leia artigos, pesquise!

Não cometa loucuras, que você vá se arrepender

Comece cortando alguns fios, observe o que acha. Veja se gosta do comprimento, do estilo. Como o corte é feito em casa, você tem a facilidade de ir cortando aos poucos, adequando ao seu gosto. 

tenha o material adequado

Essa é dica dos especialistas hein? Uma tesoura própria para corte de cabelo, adere melhor aos fios, trazendo mais leveza e proporcionando um corte correto. As tesouras comuns, apesar de cortarem, às vezes podem trazer um resultado diferente do esperado. 

Técnica do rabo de cavalo é uma opção

Se você ainda não é expert no corte dos fios, uma boa técnica é o rabo de cavalo. Penteie os fios todos para a frente e faça um rabo de cavalo no topo da cabeça. Com o cabelo preso, vá aparando as pontas delicadamente. Mantenha os dedos na horizontal, segurando os fios, e corte no máximo de 2 a 3 dedos, e repique o mínimo possível. Veja o resultado: se gostar, dá pra ir arriscando mais. 

Atenção cacheadas: corte a seco

O corte a seco, nos dá mais dimensão do que estamos fazendo, principalmente nos casos dos fios cacheados, para não correr o risco de cortar muito. Isso porque a diferença dos fios molhados para os secos, muitas vezes é enorme. Então, cortando os fios com o cabelo seco, te passa mais segurança. O corte cacheado geralmente é irregular, o que faz com que você consiga ir cortando mecha por mecha, aos poucos. Aqui, deu super certo! 

Cuidado ao cortar a franja

Para cortar a franja, faça um triângulo na parte frontal da cabeça, separando os fios da frente. Prenda todo esse cabelo na altura do nariz e corte. Vá cortando aos poucos, para não errar. É importante que os fios não estejam totalmente secos, nem totalmente molhados. Depois desse primeiro corte, você vai “sentindo” o que mais a franja precisa: leveza, repicado, mais corte. O truque é, vá cortando aos poucos, e sempre de pouquinho. A transformação acontece, e assim você garante não ganhar uma franja desastrosa num momento de loucura rs

Esteja preparada para dar certo, ou não

Quando você decide cometer esse “loucurinha” você precisa estar preparada para dar certo, ou não. Imaginou errando o corte? Qual seria sua reação? Desespero ou uma boa risada? Considere isso, antes de cogitar a possibilidade de mudar o visual nessa quarentena, ok? Se ainda assim você quiser se aventurar, relaxe, corte e seja feliz. Se errar, dê risada, e espere a próxima, afinal cabelo cresce e se está tudo bem pra você, então tá tudo bem com tudo! rs

Essas são algumas dicas, para quem quer cortar o cabelo em casa! Você já se arriscou? Tem coragem ou não? Conta aqui nos comentários! 


Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Publicidade
Comentários

Deixar um comentário

Post Anterior
O abraço é a melhor coisa do mundo
Leia Mais
Próximo Post
Agora eu escrevo também para a Blasting News
Leia Mais
error: Content is protected !!