Sexta-feira foi Dia dos Namorados, e esse ano por conta da pandemia do coronavírus tudo foi muito diferente né? Aliás, muitas coisas precisaram ser adaptadas e não foi todo mundo que pode passar essa data juntinho. Aliás, aqui no blog eu dei dicas de como comemorar o dia dos namorados em casa, com coisas simples, mas essas dicas servem pro ano inteiro né?
Nosso Menu especial de Dia dos Namorados
Por aqui, eu e o marido decidimos fazer um jantarzinho especial.Tudo simples, improvisado mas do jeitinho que a gente ama. Mais a nossa cara impossível.
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
Pensamos em fazer um dos nossos pratos favoritos: risoto! Aliás, eu já falei algumas vezes o quanto eu sou alucinada por risoto né? haha Sem dúvida é o meu favorito!
Com a ideia em mente, fomos pesquisar qual seria o cardápio da noite, e sem dúvida, optamos pelo risoto de cogumelos, e fizemos a nossa versão… uma delícia!
Em resumo, foi um jantarzinho de dia dos namorados, mega especial, a 4 mãos! Aliás, a gente ama cozinhar juntos! E claro, modéstia à parte, esse foi o melhor risoto de todos que já fizemos! rs Será que estávamos inspirados ou foi a prática da quarentena? Um pouco dos dois vai! Só sei que amor não faltou, vem conferir essa receita deliciaaaaaa pra você testar em casa também!
Essa é a primeira receita que eu posto aqui no Conceito It! Então, tô feliz de compartilhar um conteúdo diferente dos que a gente tá acostumada a conversar aqui. Se der certo, quem sabe eu não compartilho mais hein?Vocês me contem, combinado?
Ahhh… além disso, eu já adianto que eu não sou nenhuma expert de cozinha haha longe de mim querer isso! Apenas estou dividindo com vocês, leitores do Conceito It, uma receitinha que deu super certo aqui em casa. Me considero uma curiosa, apaixonada por cozinhar e que adora testar sabores… acho que essa soma dá super certo!
Risoto de Cogumelos •Dia dos namorados
Tempo: +/- 40 a 50 min Rendimento: 5 a 6 porções como prato principal
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz para risoto (carnaroli ou arboreo)
- 1 cebola picada
- 200 g de Shitake
- 200 g de cogumelo Porto Bello
- 1 xícara e meia de vinho tinto seco
- Sal e pimenta a gosto
- Cheiro verde a gosto
- 1 litro de caldo de legumes
- Queijo Asiago picado (a gosto)
- Parmesão fresco ralado
- Manteiga
Passo 1
Primeiramente, Limpe os cogumelos. Se você não comprar os cogumelos já fatiados e prontos para o consumo, você precisa limpá-los primeiro.
Cogumelo não pode ser “lavado”, pois eles são extremamente porosos e absorvem a água com facilidade, o que retira parte do sabor e muda a textura também.
Pra limpar, use um pano de prato úmido ou uma toalha de papel, delicadamente para remover qualquer resquício de terra.
Passo 2
Depois dos cogumelos devidamente picados, você vai deixá-los “descansar” em um recipiente, enquanto prepara os outros passos. Adicione um pouco de vinho (cerca de meia xícara) sobre os cogumelos e reserve.
Passo 3
Em uma panela, adicione 2 colheres de sopa de manteiga, e deixe a cebola picada dourar, até ficar transparente e você sentir aquele cheirinho delícia de cebola pela casa rs
Passo 4
Depois da cebola refogada, adicione os cogumelos (reserve o vinho, será utilizado depois) e deixe refogar até ficar “murchinho”. Adicione sal, e pimenta a gosto.
Passo 5
É hora de adicionar o arroz! Jogue o arroz na mistura, e deixe refogar bem. Depois disso, misture o vinho* (dos cogumelos lembra?) + 1 xícara de vinho da receita. Mexa até que o álcool evapore bem.
Passo 6
Essa é a parte que exige paciência e força! rs Depois do vinho, é hora de adicionar o caldo de legumes* e ele deve estar quente. É 1 litro de caldo para ser misturado aos poucos ao arroz. Adicione 1 concha do líquido e mexa sem parar, até que o caldo comece a secar. Continue esse processo, sem parar de mexer, até que o risoto comece a ficar encorpado e o arroz não esteja duro. O ponto ideal seria o “al dente”
* Em gastronomia denomina-se al dente ao estado de cozimento da massa (e ocasionalmente do arroz) que, estando cozida, oferece alguma resistência (firmeza) ao ser mordida.A massa fica firme mas não dura.
Passo 6
Quanto estiver quase terminando de adicionar o caldo, jogue o cheiro verde e o queijo asiago picado. Mexa até que o queijo derreta e incorpore ao caldo.
Passo 7
E por fim, quando colocar a última concha, não deixe secar totalmente. Adicione o parmesão fresco ralado e a manteiga (a quantidade de manteiga fica a gosto, eu gosto de usar uma quantidade considerável, fica bem cremoso). Dê uma leve mexida para misturar os ingredientes. Desligue o fogo, tampe a panela, e aguarde pelo menos uns 5 min. Pronto, seu risoto está pronto para servir.
E essa foi a receita basiquinha do nosso jantar de dia dos namorados! E então, curtiram? Se forem reproduzir o menu, nos marquem na hashtag #receitasconceitoit pra gente acompanhar tudo!
Espero que vocês tenham gostado dessa dica ♥︎
PS1: O vinho é o segredo dos risotos que você prova nos restaurantes! O seu papel no preparo do risoto é abrir os poros dos grãos e liberar mais amido. Além de agregar acidez e sabor ao cozimento, faz com que o arroz cozinhe mais rápido. O álcool da bebida evapora por completo, então o risoto pode ser consumido por todo mundo, inclusive crianças.
Ps2:Você pode preparar o seu próprio caldo ou então utilizar o caldo industrializado. O caldo de legumes é um clássico para risotos e bem simples de preparar: 1 litro de água, alho poró, cebola, alecrim, salsinha e cenoura (você pode ir montando os ingredientes de acordo com a sua preferência) Além disso, o caldo pode ser armazenado, no congelador por até 60 dias!
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!