Maskne: como evitar a acne causada pelo uso da máscara

Já ouviu falar em Maskne? Bem comum em tempos de pandemia, esse termo explica as acnes que surgem em decorrência do uso de máscara facial.

A máscara se transformou em um acessório essencial em nosso dia a dia, e será assim por um bom tempo. E não temos como fugir disso né? Afinal ela é sinônimo de proteção e responsabilidade.

ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT

Mas apesar disso, o uso prolongado da máscara pode acarretar alguns probleminhas dermatológicos, como o aumento da oleosidade da pele e em consequência o surgimento de espinhas.

O que ocorre é que a região do rosto que está protegida pela máscara, retém umidade e suor, que entopem os poros, ocasionando assim o surgimento das acnes, conhecidas também por “acne mecânica” quando tem causa física e não hormonal.

O queixo, nariz e bochecha são as áreas mais afetadas. No entanto, não há motivos para pânico: por ser uma situação atípica e pontual, nossa pele está se adaptando e claro, podemos dar uma ajudinha para proteger e evitar o surgimento de espinha.

O surgimento da maskne independe do seu tipo de pele. É claro que pessoas com pele oleosa e tendência à acnes, devem tomar cuidado redobrado, porém, todo mundo está sujeito a enfrentar a maskne durante esse período.

Com certeza você percebeu alguma mudança na sua pele durante a pandemia, e a maskne é só um desses fatores. O longo período de isolamento, em casa, com hábitos alimentares diferentes e ambientes fechados, também deram uma “pequena” bagunçada!

Mas é claro que, esses pequenos problemas têm solução! Confira como proteger a sua pele e evitar a maskne.

Como evitar a maskne?

A palavra de ordem é limpeza! Nunca foi tão importante manter a pele bem higienizada e protegida. Se uma rotina de skincare ainda não fazia parte do seu dia a dia, anote essa dica já.

Além disso, hidratar e usar a proteção solar adequada são fundamentais para uma pele mega saudável.

Sempre gosto de definir uma rotina básica de • limpeza + tonificação + hidratação + proteção •

Limpeza

A limpeza que já estamos habituados, nada mais é do que um bom sabonete facial, com propriedades específicas ao seu tipo de pele e água, só! Essa primeira parte é fundamental para iniciar o processo de skincare e o ideal é que seja repetido de manhã e a noite.

Tonificação

A tonificação também é um processo importante no passo a passo de proteção da pele. Ela é responsável por remover algumas impurezas profundas, que passam batidas pelo sabonete e são imperceptíveis a olho nu. Mas basta um pouquinho do seu tônico favorito e um algodão pra ver realmente a limpeza que a sua pele precisava! Ufa!

Hidratação

A hidratação é fundamental e deve ser diária. Mesmo quando não sentimos que a pele está seca, ou precisa de hidratação, ainda assim devemos mante-la na rotina. E claro, é fundamental que se use o hidratante às necessidades do seu tipo de pele para um resultado esperado.

Proteção

Por último mas não menos importante, a proteção. É fundamental usar protetor solar religiosamente. Independente do sol estar aparecendo ou você estar dentro de casa, os efeitos solares nos alcançam. Por isso, use o protetor solar, lembrando que sol em excesso promove o envelhecimento precoce da pele, ok?

O ideal é deixar a pele respirar ao máximo, mas sabemos que existem pessoas que realmente precisam usar a máscara por períodos prolongados, e se você está nesse time, anota mais algumas dicas:

Menos é mais

Evite usar maquiagem na região da máscara, pois a pele não respira né?! Se isso não for possível, opte por produtos leves, com fórmulas oil free, não comedogênco, que minimizam o surgimento de espinhas, cravos e possíveis reações alérgicas. E assim que possível, remova a maquiagem corretamente, deixe a pele respirar e siga a mini rotina de skincare.

Além disso, opte por máscaras de tecidos leves como o algodão por exemplo, e siga criteriosamente o horário das trocas da máscara que deve ser de 2 a 3 horas, no máximo, evitando o acúmulo de suor e umidade, além é claro de manter a proteção contra o coronavírus.

Última dica fundamental, qualquer pessoa pode apresentar um episódio de maske, inclusive quem não tem o hábito de ter espinhas. Fique atenta e tome todos os cuidados, porem persistindo os sintomas não hesite em procurar um médico especialista, para tratar corretamente do problema e evitar complicações de pele, combinado?


Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Comentários

1 Comentário

Deixar um comentário

Post Anterior
Quem Disse, Berenice? e a coleção “Mulheres que amamos”
Leia Mais
Próximo Post
Uma carta à mulher que me tornei
Leia Mais
error: Content is protected !!