Você sabia que hoje é comemorado no mundo inteiro o “dia do batom”. Pois é, o item de maquiagem que ultrapassou os séculos e diferentes sociedades resiste até hoje como um dos favoritos em qualquer necessaire.
Do vermelho aos tons de nude, do matte ao brilho, do balm ao gloss, opção é o que não falta! E claro, a gente sempre tem aquele batonzinho que é o nosso xodó, né?
Além disso, o batom transmite muito da nossa personalidade, o momento que a gente vive e claro, traduz o nosso estado de espírito!
LEIA TAMBÉM: ROTINA DE SKINCARE PARA A PELE MISTA
Uma breve história do batom
Do antigo egito à idade média, o batom percorreu um longo caminho em diversas sociedades, muito amado, mas também proibido. Mas foi a partir do século XVI, durante o reinado da Rainha Elizabeth I, que o batom voltou a ser bastante utilizado pela nobreza. Até então, o batom era feito de misturas de ingredientes naturais, e era bem diferente do que conhecemos hoje.
Sempre alvo de tabus, foi depois da Primeira Guerra Mundial que o batom vermelho entrou de maneira confortável na vida das mulheres. De certo modo, o batom como conhecemos atualmente foi criado em 1915, nos Estados Unidos, passando por várias adaptações ao longo dos anos seguintes para se transformar nas muitas versões que temos disponíveis hoje no mundo todo. Aliás, os Estados Unidos foram responsáveis pela criação de um dia especialmente para celebrar esse item #musthave de beleza: 29 de julho!
E de lá pra cá, comemoramos essa data de maneira muito diversa, com cores, texturas e estilos diferentes.
o batom favorito da vida
Nem sempre a gente vive maquiada, ou curte batom, mas é fato que a maioria de nós têm um batom favorito da vida, que marcou a gente de alguma forma. Eu tenho alguns rs e inclusive contei para os seguidores lá no insta do blog @conceitoit! Uma das minhas marcas favoritas e também uma das primeiras que eu comecei a usar ainda adolescente quando descobri o mundo da beleza, é a MAC Cosmetics.
Não à toa, alguns dos meus batons favoritos são da marca. O primeiro que eu posso citar é o Ruby Woo, o vermelho mais famoso da MAC, um clássico, totalmente atemporal. Foi o primeiro batom vermelho que eu usei na vida e tem uma memória muito afetiva. Além disso, a qualidade e durabilidade do batom são inquestionáveis, fora que ele não transfere nadinha. Sabe aquele batom pra investir pra vida? É ele! O Ruby Woo até hoje é um dos batons mais queridos da MAC.
O icônico Heroine
Outro que eu amo e tenho guardo até hoje é o Heroine, um batom roxo icônico, com um tom que não tem igual. Já tive alguns batons parecidos com o Heroine, mas nunca igual. Ele foi uma verdadeira febre no mundo da beleza durante a década passada. Infelizmente, ele não faz mais parte da linha fixa da MAC, mas a gente fica na torcida pra quem sabe um dia ele aparecer por aqui novamente né?
O meu terceiro batom favorito da vida é o Stone, foi a minha escolha para o dia do meu casamento. Combinei ele com o Styled in Sepia, um tom atemporal. Infelizmente, os dois não estão disponíveis mais no Brasil. O Styled in Sepia saiu de linha há alguns anos, e o Stone nunca mais consegui encontrar.
Já dos batons nacionais, já falei pra vocês que uma das minhas marcas favoritas é a Bruna Tavares. A marca que leva o nome da jornalista e empresária de beleza, é uma das melhores do mercado e tem uma qualidade incrível. Amo os batons líquidos da BT, e como destaque eu deixo o Luísa, um nude marrom com fundo acizentado e o Roberta que é um vermelho intenso, bem fechado e com um acabamento maravilhoso.
Esses são alguns dos meus batons favoritos da vida, é claro que a gente vai colecionando ao longo do tempo e essa lista sempre aumenta. O batom não faz parte do meu dia a dia, mas certamente faz parte de memórias e dias especiais pra mim. E você, tem algum batom favorito?
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog