Quando a gente começa a enxergar o significado do aniversário de uma outra maneira, além de bolo, parabéns e presentes, quer dizer que estamos amadurecendo. Ainda bem!
Meus 26 anos chegaram. E com eles, chegou também uma parte reflexiva de mim, muito maior que dos outros anos. Tô pensativa? Tô. Emotiva? Também. Grata? Muito! Acho que a palavra que me resume é a gratidão. A gente cresce e começa a enxergar a vida de uma maneira tão ímpar, e aí sim começamos a perceber o tal do amadurecimento. E a graça é que esse amadurecimento é constante e dura uma vida inteira.
Meta diária: não deixar o dia acabar sem agradecer, sem aprender algo novo, sem viver intensamente. Já há alguns bons anos, eu tenho me enchido de gratidão e reflexão, principalmente nessa nossa fase de nova idade, novo ano. Com o passar do tempo, a gente entende melhor a vida. Tem coisas que antes faziam sentido, que agora não fazem mais e vice-versa. Talvez seja a crise dos 25, 26, 30 sei lá rs A gente passa a não se preocupar (ou tentamos não nos preocupar, isso já é válido) com problemas pequenas e brigas bobas. A gente passa a valorizar a família que temos, de um jeito absurdo. Nossos pais: A gente não os enxerga mais como heróis da infância, tampouco como os vilões da pré adolescência. Percebemos que eles não são perfeitos, são só pessoas, que as vezes erram, mas só tentando acertar. E por amor, somente amor.
Por falar em amor, a gente entende que aqueles amores platônicos de adolescência passam e a gente sobrevive, e percebe que a gente não sabia de nada! Ainda bem! A gente percebe que na hora certa o verdadeiro amor aparece, e te faz enxergar significado nos pequenos detalhes. E aí te impulsiona, te faz livre, e te passa a segurança daquele amor tranquilo, que você sempre quis.
A gente passa a entender também o sentido de amizade, isso depois de uma, duas, ou algumas decepções da vida, mas oh, a gente aguenta e percebe que amigo, amigo mesmo a gente conta nos dedos. E tá tudo bem. A gente não se importa mais com a quantidade de amizades vazias, mas sim com a plenitude de um verdadeiro amigo. A gente cresce e já não é mais tão sonhador assim, não é que a gente deixe de sonhar, mas a gente fica um pouquinho mais racional sabe? E isso é ótimo. A gente também percebe que na vida a gente vai chorar um pouquinho mais do que gostaríamos, as vezes é por felicidade, mas muitas outras vezes não. E a gente percebe que isso é comum, em muitas fases, mas a gente também sobrevive. Ainda bem!
A gente descobre que não somos melhor nem pior do que alguém, e que o sol nasce para todos! A vida muda num instante pra qualquer pessoa, e isso também faz parte do jogo. A gente começa a enxergar a fragilidade da vida, e como ela corre depressa, e a gente tem que acompanhar, se quisermos aproveitar ao máximo. A gente percebe (ou se esforça pra entender tá?!) também que não adianta se preocupar com o amanhã, porque ele vai chegar de qualquer forma, independente de nós. A gente valoriza o hoje, o agora, o constante, o intenso.
A gente passa a sentir Deus, da forma mais sublime e concreta. É aquela paz de saber que estamos seguindo o caminho certo. É o consolo, é a força, é a alegria. É tudo isso. E quando a gente começa a enxergar tudo isso, desse jeitinho, significa que a gente “tá” começando a amadurecer, e isso sim, é estar no caminho certo. É ser feliz sem motivo.
E por isso, e por todas as outras coisas, eu agradeço muito, muito por esses 26 anos. Por chegar aqui. Com uma gratidão imensa, um coração cheio de sonhos e planos, e uma mente em constante aprendizado. Tô feliz, tô realizada e querendo mais! Querendo viver ao máximo esse novo ano. Seja bem-vindo 2.6, vamos fazer desse ano lindo, completo e cheio de amadurecimento tá? Afinal, temos muito ainda a aprender! Gratidão sempre!