A Nike anunciou a criação de uma coleção de uniformes aquáticos inclusivos, com hijab – véu utilizado pelas muçulmanas para cobrir os cabelos e o pescoço – túnica e legging. A coleção Victory Swim Collection surgiu à partir de pedidos de nadadoras muçulmanas ao redor do mundo, que encontram dificuldades de adaptarem suas vestimentas para a prática do esporte.
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
A proposta é uma grande revolução para mulheres muçulmanas e/ou adeptas da moda modesta (aquelas que seguem algum código de vestimenta religiosa ou aquelas que não querem mostrar o corpo, e optam por roupas que cubram partes do corpo como braços e pernas ou cabelos.
Não é a primeira vez que a Nike anuncia uma proposta inclusiva. Em 2017, a marca criou um Hijab Atlético, perfeito para práticas esportivas, e foi a primeira vez que uma grande marca do mundo do esporte, anunciou algo tão representativo assim.
A Victory Swim Collection é composta por 3 peças, Nike Victory Swim Hijab, Nike Victory Full-Coverage Swim Tunic e Nike Victory Full-Coverage Swim Leggings, todas feitas à partir de tecnologia de alta performance, com proteção solar de FPS 40, com material respirável e que permite total locomoção dentro da água. Além disso, a coleção é resistente ao cloro e possui secagem rápida.
Para a Diretor Criativa da marca, Martha Moore, a coleção é “um convite para mulheres do mundo todo para descobrirem a alegria do esporte”.
“À medida que continuamos ampliando nossa visão para a inovação, estamos empolgados em inspirar mais mulheres a se verem no esporte”
Martha Moore
Foram feitos 55 protótipos, até chegar ao modelo ideal. O hijab possui uma touca de malha que mantém o cabelo preso no lugar, durante todo o tempo da prática esportiva. A túnica e o maiô com cobertura completa, também possuem sutiãs integrados, com bojo removível.
O lançamento acontece no dia 1 de fevereiro de 2020 – que é o dia mundial do hijab – no site oficial da marca. Mas desde já, essa notícia vem sendo muito celebrada por mulheres do mundo inteiro. O hijab é um símbolo de resistência e liberdade religiosa, sendo assim, muito importante para várias mulheres.
Respeitar e entender as diferenças, escolhas e costumes de outras mulheres, também é uma forma de Representatividade e Empoderamento! Girl Power <3
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!