Estamos vivenciando dias tensos com relação ao coronavírus. Seguindo as orientações do governo e especialistas, entramos em quarentena. Não é fácil mudar toda a sua vida de uma hora para a outra. Acordamos e o mundo estava em caos. Como então, lidar com a ansiedade em tempos de coronavírus?
Certamente não é nada fácil, e em um cenário de isolamento social, todos nós estamos sujeitos a enfrentarmos uma crise de stress e ansiedade. Aprender a administrar – se é que conseguimos – com esses sentimentos à flor da pele é um desafio. Confira 6 formas de lidar com a ansiedade em dias de quarentena.
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
1 – Cuide do seu corpo e da sua mente
Essa é talvez a forma mais importante de conseguir enfrentar essa fase de isolamento social. Cuidar da sua mente e do seu corpo é essencial para não entrar em um verdadeiro colapso interno.
Todos nós estamos sujeitos a dias de ansiedade, angústias e stress. Não tente enfrentar isso sozinha. E se necessário, não deixe de procurar ajuda médica.
Guardar para si sentimentos ruins, não é saudável. Além de afetar a nossa mente, a ansiedade consequente faz com que nos alimentemos mal, comendo qualquer coisa – mesmo sem fome – apenas na tentativa de controlar o nosso impulso.
Por isso, não guarde os sentimentos resultantes dessa quarentena. Se precisar chorar, chore. Se precisar desabafar, desabafe. Mais uma vez, se necessário, não hesite em buscar por socorro. Pequenas atitudes como essas, são capazes de salvar a nossa saúde mental.
2 – Procura manter a sua rotina
Você muito provavelmente tinha uma rotina antes do coronavírus, seja trabalhando fora, estudando ou em casa mesmo. Adapte sua rotina à nova realidade, mas não deixe de cumpri-la.
É fundamental manter a rotina, para que o nosso corpo e mente, entendam que precisamos seguir em frente. Procure manter seus horários de levantar, dormir. Faça suas refeições nos horários habituais.
Se você vai trabalhar de home office, levante, tome banho e se arrume para o trabalho. Isso é uma injeção de ânimo para evitar as distrações. Seu corpo precisa entender que você tem uma rotina a cumprir e nada – ou quase nada – mudou.
3 – Faça seus hobbies e aproveite para experimentar coisas novas
Se desligar um pouco da rotina e também do cenário que estamos vivendo também é fundamental pra manter o equilíbrio da mente. Em seu tempo livre, procure pelos seus hobbies: leia um livro, “maratone” uma série ou escreve se gostar.
Aproveite também para experimentar coisas novas: que tal fazer um curso, estudar… ou ainda testar aquela receita que você queria há tempos, e não conseguia?
4 – Se informe sobre o assunto, mas preserve a sua saúde mental
Informação é tudo! É triste ver pessoas que tem acesso à informação e ainda assim, desmerecem o conteúdo que recebem. Procure por noticias embasadas, com conteúdo preciso e se afaste das fake news! Por favor! A quantidade de notícias falsas que vemos nas redes sociais é surreal. Não seja você a propagar informações falsas e que geram o caos.
É necessário buscar conhecimento sobre o assunto, mas saiba o seu limite. Não assista ou leia, além do que você aguenta. Isso pode ser um gatilho para uma crise de ansiedade.
Isso significa que você não precisa ficar 24h por dia, consumindo informação se isso não te faz bem. Se informe o suficiente para tomar as atitudes corretas, porém, sua saúde mental é prioridade.
5 – Não subestime o que estamos enfrentando
Temos visto muitas pessoas subestimando o que estamos enfrentando e isso é extremamente perigoso. Desmerecer o serviço prestado pelos jornalistas e desmentir o que os especialistas dizem sobre o assunto, é uma tremenda ignorância.
Eu, particularmente, como jornalista me sinto envergonhada e incrédula em relação a quantidade de pessoas que tem acesso a informação e ainda assim, escolhem a desinformação e a alienação. Quanto mais chegamos ao futuro, mais a sociedade caminha para trás. Um verdadeiro retrocesso.
Mais uma vez repito: não subestime o que estamos enfrentando.
6 – Estreite o contato virtual com as pessoas que você ama
São poucos dias de quarentena até agora, mas que já parecem uma eternidade. Isso porque precisamos de contato com as pessoas, precisamos dessa interação saudável e que é peculiar do ser humano.
Por mais que você seja uma pessoa caseira, e mais reservada, com certeza sentiu o baque de se ver “preso” dentro de casa por uma força maior.
Saber que estamos em casa, sem poder sair e retomar a nossa rotina normal é com certeza desesperador. E pode ser um verdadeiro gatilho para a ansiedade. Por favor, cuidado.
Busque por meio das redes sociais, maneiras de estar mais próximo e conectado de quem você ama. Um abraço nunca foi tão esperado e desejado como agora. Mas enquanto esse dia não chega, certamente o olhar e o sorriso frente à tela, servirão de combustível para passarmos por essa quarentena.
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!