São Paulo

Absorvendo o Tabu: a importância de um filme sobre menstruação

Antes de mais nada, eu poderia te dar inúmeros motivos para você assistir ao documentário Absorvendo o tabu (Period. End of sentence).Começando pelo próprio assunto central: a menstruação ainda é um dos maiores tabus que garotas e mulheres enfrentam até hoje. 

O documentário Absorvendo o Tabu, só deixa ainda mais claro, o abismo de desigualdade que inúmeras mulheres ao redor do mundo, enfrentam quando o assunto é menstruar. 

ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT

Absorvendo o Tabu: vamos falar de menstruação

Idealizado pela cineasta Rayka Zehtabchi e pela produtora Melissa Bertone , o curta acompanha o cotidiano de uma comunidade na Índia. Pelo alto custo dos absorventes descartáveis, a grande maioria das mulheres indianas não tem acesso. 

Só para exemplificar, a falta de acesso à informação e o machismo, tornam o primeiro ciclo que deveria ser normal, infelizmente, como algo impuro. 

Menstruar para as garotas indianas, significa parar os estudos. Sem acesso à higiene adequada, as meninas e mulheres indianas recorrem a tecidos sujos e folhas, para impedir que o sangue se espalhe. 

Elas são consideradas impuras durante o período, que é entendido como um castigo. A grande maioria sente vergonha de falar sobre o assunto entre elas. As mulheres nem sabem explicar o porquê isso acontece com elas todos os meses. 

The Pad Project

Tudo muda, uma vez que é implementada uma máquina na aldeia, que produz absorventes de baixo custo. Além de facilitarem a maneira de lidar com a menstruação, a máquina vira uma fonte de trabalho e renda. Com essa liberdade e empoderamento, pela primeira vez essas mulheres passam a se sentir importantes. Elas experimentaram a independência. 

Aliás, é valido dizer aqui que em 2019, Absorvendo o Tabu, ganhou o Oscar de melhor curta e a reação da diretora, não poderia ser melhor: 

“Eu não estou chorando por que estou menstruada ou algo do tipo!” Disse Zehtabchi ao receber o Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem. “Eu não consigo acreditar que um filme sobre menstruação acabou de ganhar um Oscar!”

Rayka Zehtabchi

Nomeado como “The Pad Project”, o projeto tem o objetivo de alcançar cada vez mais mulheres, com informação e com as condições básicas de higiente para o período menstrual. No site do projeto, eles arrecadam fundos para a produção de mais máquinas. 

26 minutos. É o tempo que você precisa para acompanhar o documentário que conta a revolução das mulheres indianas. Sem dúvida, é um relato sensível, encorajador e emocionante. Absorvendo o Tabu é uma produção da Netflix, e está disponível na plataforma de streaming 

E por fim, Confira o trailer Do documentário


Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Publicidade
Comentários

Deixar um comentário

Post Anterior
Por que a nossa pele piorou na quarentena?
Leia Mais
Próximo Post
Sephora e Stabilo: a collab do delineador perfeiTo
Leia Mais
error: Content is protected !!