5 coisas que você não deve dizer pra quem tem dermatite atópica
Dermatite Atópica… já ouviu falar? Aqui no blog a gente discorre bastante o assunto, com um relato bem pessoal. Sim, sou atópica desde pequena, e ao longo dos anos tenho aprendido (ou não) a lidar com a doença. Já contei pra vocês, sobre a doença, sobre o tratamentos, e principalmente sobre o Dupixent, o último medicamento que eu tomei para controlar a dermatite e que foi um verdadeiro divisor na minha vida. O relato completo tá na série “Diário da D.A”.
Infelizmente, não é só com a dermatite que a gente tem que lidar não. O preconceito e a falta de informação geram muitas dúvidas – algumas pertinentes, outras nem tanto – e em algumas situações são repassadas informações que não procedem e não condizem com a D.A. Pior do que isso, é ter que ouvir algumas coisas, muitas vezes de pessoas até mesmo proximas, bem naquele momento de crise!
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
Por isso, hoje eu trouxe um debate saudável para que você atópico, mantenha a calma e a paciência – ou não – e para que você, qualquer outro ser humano da face dessa terra não seja um “sem noção”, please!
Dermatite atópica: 5 coisas que você jamais deve dizer
Separei 5 coisas, óbvio que são muito mais, e por favor, não diga nunca, jamais, em hipótese alguma. Quem é atópico já precisa lidar com coisas demais, como crises, falta de sono, ansiedade, depressão, introspecção e diante de tudo isso, lidar com comentários desnecessários e por vezes ofensivos, pode gerar um turbilhão de emoções que, naturalmente, em algumas vezes, não podem ser controlados.
1# “Pare de se coçar”
Essa só poderia ser a primeira. Se tem uma coisa que irrita profundamente um atópico, é a pessoa virar no meio de uma crise e dizer “Para de se coçar”. Não é o tipo de coisa que a gente quer e precisa ouvir quando o seu corpo inteiro está em chamas, com uma coceira desesperadora, que só quem tem sabe.
Mas não é porque você não é atópico que está autorizado falar qualquer coisa ok?
Troque o “pare de se coçar” por qualquer coisa que realmente vá ajudar a pessoa. Você pode perguntar se ela precisa de ajuda, se quer um pouco de água gelada para aliviar as feridas. Você pode perguntar ainda se precisa de algum medicamento ou se você pode fazer algo por ela. Às vezes, um abraço, um silêncio ou um consolo em meio às muitas lágrimas durante a crise, já são mais do que suficientes para demonstrar que você se importa.
2# “dermatite aTópica? Você já procurou um médico?”
Essa chega a ser redundante. Entenda que um atópico sempre precisa de acompanhamento médico. Então é óbvio que desde criança nós já estamos habituados a fazer tratamento, tomar as medicações. Nós temos o nosso médico do coração que conhece a gente como ninguém. Pode ficar tranquilo que o nosso tratamento vai muito bem, obrigada!
Entenda que a dermatite atópica é uma doença sem cura, e mesmo que a gente faça todo o acompanhamento do mundo, não estamos isentos de sofrer com ela. Saiba que todo atópico precisa fazer acompanhamento médico, e sua sugestão não é novidade pra gente.
3# “Nossa, queria eu ter essa doença. Alergia de rico”
Esse tipo de comentário cruel, só demonstra a falta de empatia que as pessoas tem com os outros. Se eu recebesse 1 real todas as vezes que já ouvi esse tipo de comentário, com certeza eu seria uma atópica rica.
Quando as pessoas percebem que a gente não pode fazer coisas simples como por exemplo “lavar louça”, a primeira reação delas é “nossa, mas que coisa boa, eu queria ter essa alergia também”. Sim, essa frase dói na gente de uma maneira que não dá pra descrever.
As pessoas falam da louça, e esquecem todo o resto das muitas coisas com as quais a gente precisa lidar, além de se privar das coisas que gostamos. Eu lavaria toda a louça do mundo, todos os dias, com a maior felicidade, se eu não sofresse mais com absolutamente nada que a dermatite pode me causar. E mais, faria isso com sorriso no rosto, se depois de uma louça lavada, minha mão não ficasse em carne viva e causasse uma coceira absurda. E não, não adianta sugerir “luva” – acha que eu já não tentei? – a maioria de nós é alérgico. Vai por mim, que você jamais gostaria de ter essa doença, ou como vocês dizem “alergia de rico”
4# “Nossa, mas o que é isso na sua pele?”
Conhece a regra dos 5 minutos? Essa regra diz que você não deve dizer pra alguém, sobre algo que não pode ser corrigido em sua aparência, em até 5 minutos. Sabe o que você pode falar? Uma maquiagem borrada, uma sujeirinha no dente, cabelo bagunçado e por aí vai. Agora sabe o que você não pode dizer? Algo sobre a aparência da pessoa e que vai afetá-la diretamente. Uma dessas coisas é falar sobre as lesões e manchas da dermatite atópica.
É constrangedor você ter que explicar para os “sem noção”, sobre perguntas desse tipo. Nós sabemos que as manchas estão ali, sabemos exatamente o que é isso na nossa pele, não precisamos que vocês fiquem nos lembrando sobre isso.
Atópicos, que já estão com a autoestima mexida por conta de toda a carga emocional que a dermatite atópica causa, não precisam ficar respondendo, por educação, aquilo que, sem educação, você pergunta. Não se intrometa na vida das pessoas!
5# “Eu também sou alérgica, e levo uma vida normal”
Sabe aquela coisa de ficar comparando o seu problema com o do outro? Amor, isso não é uma competição, e entenda que se você tem uma alergia sazonal ou uma leve alergia a picada de mosquito, não é a mesma coisa que ter dermatite atópica. “Estar alérgico” não significa o mesmo de “ser alérgico”.
A dermatite atópica abrange muito mais do que a lesão na pele, envolve o psicológico, a alimentação, privação de produtos e tecidos, é muita coisa, muito mais coisa do que você pode imaginar. Não dá pra levar uma vida normal, aliás isso é impossível. A dermatite atópica sempre vai estar aqui, do nosso ladinho, nos lembrando disso ok? Por isso, fique com a sua alergia, nós ficamos com a nossa, sem a intenção de competir com o outro, combinado? Aff, que chato!
Dermatite Atópica: ao invés de opinião, busque informação
E então, queridos atópicos, o que mais vocês acrescentariam nessa lista de frases sem noção? Já ouviram alguma dessas?! Confesso que resumir em apenas 5, foi bem difícil, afinal a lista é extensa. Ao mesmo tempo, já adianto também que é difícil falar sobre esse assunto, sem adotarmos um tom um pouco mais ácido e enfático, entendam, nós já ouvimos isso tantas e tantas vezes, inclusive de pessoas próximas, que é completamente impossível sorrir e ignorar.
Então, para não ser sem noção, “dá um google” e pesquisa sobre a dermatite atópica, informação é o que não falta. Aliás, aqui no blog também tem um conteúdo incrível, cheio de informação pra você aprender mais sobre a D.A! Fica a dica!
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!
3 Comentários
Diário da D.A: Eu e a dermatite nos reencontramos - Conceito It
[…] LEIA TAMBÉM: 5 coisas que você não deve dizer para quem tem dermatite atópica […]
Hoje é o Dia Mundial da Dermatite Atópica - Conceito It
[…] LEIA TAMBÉM • 5 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE DIZER PRA QUEM TEM DERMATITE ATÓPICA […]
Um relato sincero sobre a dermatite atópica - Conceito It
[…] LEIA TAMBÉM • 5 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE DIZER PRA QUEM TEM DERMATITE ATÓPICA […]