Recebi uma carta do meu passado

Eu recebi uma carta do meu passado e por isso, o texto de hoje é diferente. É uma resposta ao texto “Uma carta para o futuro”, escrito em julho de 2020. Era um texto despretensioso, um desabafo de quem estava confinada há 4 meses no meio da pandemia.

Curiosamente, esse desabafo em forma de palavras, viralizou, e nesse mês se tornou um dos posts mais vistos do blog! E eu, como uma pessoa que gosta de registrar momentos, fases e revisitar o passado, achei essencial que esse texto tão sensível, recebesse uma resposta muito sincera e à altura. E que o meu “eu” de algum lugar do futuro, ao olhar esses relatos, enxergue a sensibilidade e a sinceridade desse diálogo pessoal.

Recebi uma carta do meu passado

Cara Juliana de 2020. Recebi a sua carta, a minha carta. E antes de tudo, queria te dizer que sim, o mundo ainda existe e sobrevivemos ao 2020. Continuamos sobrevivendo.

Não que tenha sido fácil, muito pelo contrário. 2020 foi um ano cruel, e sofremos vendo a dor dos outros, a dor de muitos. O medo muitas vezes tomou conta da gente. Eu gostaria de te dizer que já superamos a pandemia que tanto te assombrava, mas a verdade é que o Brasil está vivendo o pior momento dela.

As notícias não são boas, mas a gente segue com aquela pontinha de esperança sabe? Você continua com aquela sua mania de tirar forças sei lá de onde e acreditar que as coisas ainda vão ficar bem.

Posso te dizer que você amadureceu muito nesse tempo. Passou a valorizar (e agradecer) ainda mais as coisas que realmente importam, momentos, pessoas, saúde… A gente não queria que 2020 tivesse existido, mas ele está aí, então o que fizemos foi tirar aprendizados disso.

Eu sei que você tinha razão

Eu sei que você realmente pensava no início da quarentena, que as pessoas sairiam melhores dessa situação, mas com o tempo você percebeu que não. Você tinha razão, eu gostaria de te dizer que você estava errada, mas não.

Quem é uma pessoa boa, evoluiu e tirou algum aprendizado disso. Porém, quem é ruim, continuou ruim. As pessoas continuam sem empatia, sem se importar com nada além do seu próprio umbigo, não se importam com a dor do outro. O ser humano mostrou mais uma vez que é capaz de se superar negativamente.

E se não bastasse isso, lidamos com uma mistura de negacionismo com guerra política. Existe ainda uma onda de fake news, um fanatismo absurdo somado ainda uma falta de liderança e organização. Sim, nada poético. Não existe forma mais clara de se dizer isso, eu sei que você entende.

O povo sofre em todos os meios possíveis. Eu sei que você nunca imaginou ver o Brasil como ele está agora. Sim, é triste. É revoltante… É angustiante. O Brasil se tornou um trem desgovernado.

Eu gostaria de te trazer notícias boas e te contar que no novo ano tudo está melhor, mas a verdade é que 2021 virou a parte 2 do “ano que não deveria ter existido” como você bem disse. É a segunda parte de um thriller bem assustador.

Uma notícia de esperança

Mas eu queria te dizer que em tempo recorde nós já temos vacinas desenvolvidas ao redor do mundo. Sim, graças à ciência e ao trabalho incansável dos profissionais que estão lutando pra isso. Eu sei que aí já falam da possibilidade da vacina, e hoje ela é real.

Aqui no Brasil, pessoas já estão sendo vacinadas. O processo tem sido lento ainda, confesso. Mas é reconfortante ver pessoas sendo imunizadas. Eu torço pra que logo, todos tenham acesso à ela, e que eu, você, e todos a quem tanto amamos, estejamos protegidos.

Até lá, a gente segue se protegendo de todas as formas.

Tudo é aprendizado

Eu queria te dizer que todo o seu aprendizado tem me ajudado aqui do lado do futuro. Todos os seus pensamentos, suas mudanças, suas renúncias, seus choros, tudo isso fez diferença. Obrigada por ser verdadeira!

Tudo o que você aprendeu e construiu ao longo de 2020 não foi apagado. Eu reconheço o esforço da mudança, e carrego tudo isso comigo.

A parte dos seus sonhos e metas continua viva em mim. Dentro do possível, tenho tentado sonhar nesse 2021 incerto.

Por fim, só queria te dizer que seguimos lutando e sendo esperançosas. Tenho uma gratidão imensa no meu coração, e eu só peço a Deus que nos proteja desse mal.

Não tem sido fácil. É esse nosso jeito de quem quer proteger todo mundo sabe? De querer ter o mínimo de controle de tudo… não resultaria em outra coisa que não fossem lágrimas de ansiedade.

Me sinto exausta… aliás, quem não está? Quando vamos acordar desse pesadelo? Será que o nosso “eu” de algum lugar do futuro já pode adiantar esse capítulo pra gente? rs

A real é que nos vemos impotentes. A gente quer proteger tudo e todos, mas não conseguimos proteger nem a nós mesmas. Só nos resta fazer a nossa parte e confiar em Deus.

Escrevo sua história e nos vemos por aí…

Até lá, eu continuo aqui, escrevendo sua história, aprendendo um pouco mais, e me preparando para o meu futuro. Essa nossa troca de mensagens significa muito mais do que simples palavras. Nesse mundo louco ao qual pertencemos, significa que estamos resistindo, e isso já é uma coisa pra lá de especial. Obrigada por ser você. Nos vemos por aí, em algum lugar do nosso futuro.


Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog

Comentários

Deixar um comentário

Post Anterior
4 passos diários para uma rotina de skincare
Leia Mais
Próximo Post
Special Day: lançamento de Mari Saad para a Océane
Leia Mais
error: Content is protected !!