Dia do livro: top 5 na wishlist do blog!

Hoje é o dia mundial do livro, data promovida pela Unesco, que nos lembra a importância de se aventurar nesse universo da leitura. Eu não sei vocês, mas livro é algo fundamental na minha vida. Não é apenas o livro em si, mas toda a experiência: o cheiro das folhas, a capa que seduz, a empolgação de colecionar, o prazer de ler. Tudo no livro me encanta.

Ler abre um universo de possibilidades e discernimento. É realmente muito libertador e importante. E claro, hoje temos uma infinidade de livros e tipos de leitura, que se adequam aos mais variados gostos e anseios.

E o livro não apenas nos transporta pra uma outra dimensão, outra época. O livro faz de nós, pessoas ponderadas, conscientes, abertas ao novo, ao diferente. É uma experiência completa e tão necessária nos dias de hoje. Um livro muitas vezes é um refúgio, nos prende, nos abraça, nos alcança. Eu poderia ficar horas aqui falando sobre esse assunto que realmente me encanta.

Por isso, nesse Dia Mundial do Livro eu como jornalista e leitora voraz, trouxe uma wishlist diferente: o top 5 livros que eu quero ler durante esse ano! Alguns inclusive, já estão na minha biblioteca só me esperando rs Outros eu ainda estou “desejando”. Uma forma de trocarmos experiência e conhecermos também novos títulos. Me conta os livros que você está lendo ou quer ler?

Seja por prazer, seja para adquirir conhecimento, ou para se informar, pra mim toda leitura é válida! E cada livro traz uma experiência única e diferente para cada leitor.

Dia do Livro: wishlist do Conceito It

1 – Minha História – Michelle Obama

Esse livro está entre os mais vendidos na Amazon! Eu assisti ao documentário “Becoming” que conta toda a trajetória da ex primeira dama dos EUA, Michelle Obama, e desde então, fiquei curiosíssima para ler “Minha história”. O livro lançado em 2018 já vendeu mais de 11 milhões de cópias, e é um relato íntimo e inspirador sobre a vida de Michele. Sem dúvida, a ex primeira dama é uma das mulheres mais empoderadas e icônicas da nossa época. É considerada como porta voz de mulheres e meninas no mundo todo. 

2 – Torto Arado – Itamar Vieira Junior

Um dos livros mais comentados e indicados nos dias atuais, Torto Arado foi Vencedor do prêmio Leya 2018. No mês passado, a ficção se tornou inclusive, o livro mais vendido no país dentro dessa categoria. A história tem como foco a vida das irmãs as irmãs Bibiana e Belonísia, no sertão baiano. Elas encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente e para sempre suas vidas estarão ligadas. Para o autor, a história é o retrati do Brasil de hoje.

3 – 1984 – George Orwell

1984 já teve mais de 30 milhões de exemplares vendidos no mundo. É o tipo de livro que está em qualquer lista dos “essenciais” para ler na vida. Esse foi uma indicação do meu marido, que sempre me fala sobre, me conta alguns spoilers rs e diz o quanto esse livro é necessário – inclusive dizem que no mundo em que vivemos hoje, esse livro nunca se fez tão atual. O livro narra um futuro distópico, onde as liberdades individuais foram totalmente anuladas por um governo totalitário. Durante a leitura, acompanhamos a vida de Winston Smith, um funcionário de Estado que apesar de odiar o sistema, se vê obrigado a viver debaixo da eterna vigilância do “Grande Irmão”.

4 – O mito da beleza – Naomi Wolf

O mito da beleza é um clássico escrito pela jornalista norte-americana Naomi Wolf, publicado em 1991, mas que se faz muito atual. Entre outras coisas, o livro cita os efeitos dos padrões inatingíveis impostos pela sociedade de maneira opressora sobre as mulheres. A jornalista confronta a indústria da beleza, tocando em assuntos difíceis, como distúrbios alimentares e mentais e desenvolvimento da indústria da cirurgia plástica e confronta a ideia desse mito da beleza, uma beleza inatingível.

5 – O conto de aia – Margaret Atwood

Outra indicação do hubby, que também é leitor voraz como eu! rs O romance distópico O conto da aia, de Margaret Atwood, se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república chamada Gilead – e anteriormente, EUA -onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes. Em um Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas e oprimidas. O livro foi escrito em 1985 e inspirou a série homônima The Handmaid’s Tale, que fez bastante sucesso nos últimos anos. Com o livro, a autora deseja levar o leitor à reflexão sobre liberdade, poder, direitos, futuro e também, o presente.

Com esta história assustadora, Margaret Atwood leva o leitor a refletir sobre liberdade, direitos civis, poder, a fragilidade do mundo tal qual o conhecemos, o futuro e, principalmente, o presente.

E então querido leitor, alguns desses livros também está na sua wishlist? Já leu algum? Me conta!


Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Comentários

Deixar um comentário

Post Anterior
Rosé by Rafa Kalimann: o lançamento da “Quem disse, berenice?”
Leia Mais
Próximo Post
Wishlist março + abril! Vem conferir!
Leia Mais
error: Content is protected !!