Ontem chegou ao fim uma edição histórica do BBB20. Até quem não curte o reality, teve que admitir que essa temporada mexeu com a gente né?! Como bem disse Tiago Leifert (Sou fã) uma edição histórica só poderia ter uma final histórica. É justamente por isso, que a vitória da Thelma é tão celebrada!
Feminismo e empoderamento foram assuntos do BBB20
ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT
O BBB20 foi uma edição que abordou assuntos importantes como machismo e racismo, e igualmente levantou bandeiras como a do empoderamento e feminismo. Mais do que um reality, acompanhar os debates e desconstruções dentro casa, nos proporcionou diálogos interessantes aqui do lado de fora.
Se até o BBB20, quem acompanhava o reality não estava por dentro de termos feministas, foi nessa edição que a busca por termos como “sororidade”¹ e “macho escroto”² disparou na busca do google.
É inegável, o BBB20 foi diferente. E com uma final histórica, pra ninguém botar defeito. Nos emocionamos com o pódio feminino, com a conquista da Thelma e com o discurso do Tiago. Foi impecável
E é justamente por conta dessa edição histórica, que não podemos deixar de celebrar a vitória da Thelma: uma mulher, negra, médica, que lutou contra todo um sistema para vencer na vida e hoje é vitoriosa do reality com maior visibilidade do país.
É mais do que vencer o BBB entende? Poderia ser o MISS Brasil, poderia ser uma atriz em um filme, ou talvez uma mulher negra no cargo da presidência. Em todas essas situações estaríamos vibrando e comemorando essa posição de destaque, lugar merecido, mulher negra lá no topo.
Edição histórica e a vitória de Thelma
Foi uma final linda, emocionante, mas muito mais do que isso, foi uma edição extremamente necessária. Thelma hoje se torna mais uma inspiração para nós mulheres negras, e para essas meninas que crescem sabendo que nós podemos estar aonde quisermos.
Sem é claro, romantizar as histórias de lutas, e a minoria que consegue driblar todo esse sistema racista e machista que nos é imposto desde pequena. Para nós mulheres e negras, sempre é mais difícil chegar ao topo, e cada vez que uma consegue, é motivo absoluto de alegria compartilhada. Por isso é fundamental aproveitarmos esse momento de destaque para levantarmos ainda mais o debate sobre o assunto.
O machismo e o racismo existem e ponto. São realidades em nossa sociedade, e as mulheres negras, se tornam fortes ao lutarem diariamente contra isso.
A representatividade de Thelma
Essa vitória é pura representatividade, é como se fizéssemos parte dessa conquista, é como se fosse a nossa própria conquista… e assim vamos vibrando, gritando e torcendo umas pelas outras. A real é que a vitória de Thelma é a vitória também de milhares de mulheres negras.
Thelma chegou ao final da competição, como a única inscrita da casa que permaneceu. Disputou a vitória com a influenciadora Rafa Kaliman e a cantora Manu Gavassi, as duas tem uma influência enorme na internet.
Por outro lado, as três firmaram uma amizade dentro da casa, e a final se tornou uma competição amigável, com torcida mútua e parceria. Aliás, aqui fora, os fãs e admiradores da Thelma dispararam, desde o público em geral até as celebridades mais famosas como a atriz americana Viola Davis, que expressou seu apoio irrestrito à Thelma.
Só sei que foi lindo e emocionante, e citando a filósofa e ativista Angela Davis
“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”
Assim, foi lindo, memorável, cheio de significado e representatividade: foi necessário! E Celebramos hoje a vitória de milhares e milhares de mulheres negras!
Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!
Pra ficar por dentro
Sororidade¹ é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum
Macho Escroto² termo utilizado para definir o tipo de homem que reproduz o machismo. Homem com características tóxicas, que manipulam, assediam, inferiorizam, objetificam uma ou mais mulheres.