São Paulo

Vamos falar sobre Sororidade: você sabe o que é?!

Sororidade, já ouviu falar nessa palavrinha? O assunto ficou em alta essa semana, durante o BBB, em que a atriz e cantora Manu Gavassi usou esse termo para justificar o seu voto para eliminar o participante Felipe Prior. 

A partir daí, as pesquisas sobre o assunto no google cresceram muito, e “sororidade” se tornou o termo em maior ascensão no google. 

Manu Gavassi e Felipe Prior: debate sobre sororidade

ASSINE A NEWSLETTER CONCEITO IT

Independente se você assiste ou não ao programa de reality show, o fato é que debates importantes tem surgido, dando espaço para falar sobre machismo, feminismo, assédio e também sobre sororidade.

Precisamos falar sobre Sororidade

A definição de sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. E apesar de já existir há mais de 40 anos, para muitas pessoas, essa expressão é muito nova. 

Ela começou a ser usada nos anos 70, pela escritora americana Kate Millet, que trouxe à tona, o conceito de “Sisterhood” ou irmandade. Depois de um tempo, feministas francesas passaram a usar o termo ”sororité”. E atualmente essa palavra é espalhada no mundo inteiro, incentivando essa parceria entre as mulheres, com um apoio mútuo e respeito, algo intimamente ligado ao feminismo. 

A sororidade consiste em não fazer pré julgamentos entre nós mulheres, muito pelo contrário: devemos nos unir e defendermos umas às outras. Incentivar as conquistas, os objetivos e a autoaceitação também é uma forma de exercer a sororidade no nosso meio. 

A palavra “sororidade” vem do latim “soror”, que significa irmã. É uma forma de aumentar a união das mulheres por um bem comum, e destruir esse conceito de competitividade ao qual somos “educadas” desde pequenas, fruto de uma sociedade machista, que fortalece ainda mais essa disputa entre as mulheres. 

A sororidade nada mais é do que a irmandade, para termos um olhar mais atento e coletivo, sempre pensando nas outras mulheres em conjunto. Fortalecer umas às outras, se importar com o que uma mulher diz. Dar importância a toda e qualquer denúncia de assédio; Ajudar a mulher a se desconstruir e se desvencilhar do machismo que nos é ensinado desde cedo; Ouvir atentamente os desabafos e se mostrar presente;Tudo isso é sororidade

Praticando a Sororidade no nosso dia a dia

E voltando ao assunto inicial sobre o BBB, ao usar esse termo – Manu Gavassi – despertou em Felipe Prior a “curiosidade” do significado. E ela então, disse que ele aprenderia mais sobre isso aqui fora. A atitude de Manu, em falar sobre sororidade, muito tem a ver com os episódios de acusações de assédio, machismo e piadas machistas que tem se ouvido dentro da casa. 

Mas você pode estar se perguntando: “como eu posso praticar essa tal de sororidade aí?”; “Será que é fácil trazer isso pro meu cotidiano?”. Talvez o começo não seja fácil, é preciso se desconstruir, e sair desse ambiente machista em que somos criadas. É ir além. 

É passar a enxergar as mulheres como nossas amigas e não inimigas, é deixar de julgar, apontar o dedo e a partir do momento que “viramos essa chavinha”, nós percebemos o poder que temos, e que não estamos sozinhas. Nos tornamos mais fortes, mais tolerantes, mais empoderadas e sempre, sempre nos protegemos do machismo.

Vamos juntas? 

Curtiu o nosso conteúdo?! Então Clica aqui pra fazer parte da Newsletter Conceito It e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Comentários

6 Comentários

  • Ane Carol
    12/02/2020

    Não sou muito fã do BBB, mas estou gostando de ver que essa edição está levantando temas importante para debate. Fiquei feliz de saber que as buscas pelo significado de Sororidade aumentou, espero que também aumente na prática e que praticar a Sororidade seja algo natural. Parabéns pela postagem!

  • Vitória Bruscato
    13/02/2020

    Esse post foi tudo! Eu já havia lido que a pesquisa sobre sororidade aumentou depois desse episódio no BBB, e acho incrível espalhar mais conhecimento sobre isso. Arrasou!

  • Luly Lage
    13/02/2020

    Menina, eu não fazia ideia da origem da palavra, adorei saber! Mesmo quando a gente acha que conhece um assunto sempre tem o que aprender sobre, né?

    Eu adorei que a Manu não explicou na hora o que é, mesmo que pudesse fazer isso rapidinho com poucas palavras, sem prejudicar o tempo curto do programa… Porque se ela tivesse explicado as pessoas se dariam por satisfeitas com uma frase rasa e não teriam buscado mais a fundo. Foi maravilhosa!

  • Ruby | Epílogo em Branco
    15/02/2020

    Que post maravilho e completo! Dá um quentinho no coração encontrar esse tipo de conteúdo na internet ♥
    Não sabia que o assunto cresceu tanto nesses últimos dias, já tinha visto o que a Manu falou, mas não imaginei que isso despertaria tanto a curiosidade das pessoas. Fiquei feliz por isso.

  • Representatividade: Barbie lança coleção de bonecas negras! - Conceito It
    23/02/2020

    […] LEIA TAMBÉM • VAMOS FALAR SOBRE SORORIDADE! VOCÊ SABE O QUE É?! […]

  • Por que a vitória de Thelma no BBB20 é tão celebrada - Conceito It
    28/04/2020

    […] Escroto² termo utilizado para definir o tipo de homem que reproduz o machismo. Homem com características tóxicas, que manipulam, assediam, inferiorizam, objetificam uma ou […]

Deixar um comentário

Post Anterior
Parasita se consagra como mehor filme. Confira os detalhes do oscar 2020
Leia Mais
Próximo Post
Do que você tem saudade?!
Leia Mais
error: Content is protected !!